Conselho Municipal dos Direitos do Idoso elege nova presidência para o biênio 2020/2021

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) realizou, nesta segunda-feira (25), a eleição da nova presidência para os anos de 2020 e 2021. Vinícius Lavalle foi eleito presidente e Maria das Dores Batista eleita vice-presidente. A eleição contou com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, conselheiros e representantes da sociedade civil.

“Esta é a terceira vez que estou à frente do Conselho como presidente. É um trabalho honroso e gratificante, pois o nosso objetivo é trabalhar constantemente pela valorização e pelo direito do idoso. Junto com a sociedade civil e o Poder Público, vamos mais uma vez fazer este maravilhoso trabalho”, falou Vinícius.

O Conselho Municipal do Idoso é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. O Conselho deve estar em sintonia com as políticas Nacional e Estadual, Estatuto do Idoso e se adequar as regras e leis aprovadas e regulamentadas. O Conselho Municipal deve promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos, encaminhando propostas ao poder municipal, principal responsável pela execução das ações.

O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas dirigidas à pessoa idosa. O Conselho deve se aproximar do Poder Público Municipal e dos órgãos de representação Estadual e Nacional, estabelecendo, na medida do possível, interfaces que possam ajudar na construção de uma sociedade mais organizada e participativa.