Search

Contemplados pela Lei Aldir Blanc promovem oficinas e aulas gratuitas virtuais em São Pedro da Aldeia

Projetos têm como tema jogos teatrais, pintura e design gráfico. Atividades começam a partir desta segunda (3)

A primeira semana do mês de maio será de muitas atividades culturais on-line e gratuitas para a população aldeense. Dois projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc vão promover oficinas e aulas voltadas para o teatro e para pintura e design gráfico, via redes sociais. Abrindo a programação nesta segunda-feira (3), acontecerá a estreia da Oficina de Jogos Teatrais, com exibição de um vídeo por dia ao longo da semana e uma live de encerramento no sábado (8).  

Já na terça-feira (4), os profissionais, amadores e admiradores da arte da pintura e do design gráfico terão a oportunidade de aprender ou aperfeiçoar seus conhecimentos de forma totalmente virtual. As aulas gratuitas serão ministradas ao vivo, em formato de live, com início nesta terça (4) e término na quinta (5).  

Oficina de Jogos Teatrais 

Idealizada pelos atores e instrutores Beatriz Araújo e Bruno Silva, a Oficina de Jogos Teatrais foi um dos projetos contemplados pelo Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, na categoria “Programa de Formação e Incentivo Cultural”, que concedeu benefícios em dinheiro, via inciso III da Lei Aldir Blanc, para projetos promovidos por agentes culturais do município.  

De formação livre, a oficina tem como público-alvo atores e não atores, na faixa etária juvenil e adulto. A programação consiste na divulgação de um vídeo por semana, com cerca de 10 a 15 minutos de duração, de segunda (3) a sexta (7), sempre às 19h, via IGTV no Instagram. Clique AQUI para acessar a página do projeto. Já no sábado (08), o encerramento será marcado por uma live para o esclarecimento de dúvidas e bate-papo ao vivo com os participantes.   

De acordo com Beatriz Araújo, a proposta do projeto surgiu da vontade de tornar o teatro mais acessível, especialmente durante a pandemia. “A gente já tinha um trabalho ligado ao teatro criativo e ao improviso, e a nossa ideia foi explorar esse aspecto do ator. Idealizamos esse projeto de forma que ele pudesse alcançar o máximo de pessoas possível. Até para quem já é ator, será uma oportunidade para treinar e reciclar os conhecimentos”, destacou.   

Bruno e Beatriz são responsáveis pela Oficina de Jogos Teatrais
Foto: Arquivo pessoal (2018)

O conteúdo programático inclui abordagens históricas sobre o teatro, curiosidades diversas, informações sobre a classe artística regional e aplicações de jogos e exercícios em diferentes situações teatrais para serem adaptados em casa, com a ajuda de familiares, amigos e até mesmo virtualmente, por videochamada.

Aprendendo Design Gráfico 

Já nesta terça-feira (4), os interessados em artes gráficas terão a oportunidade de aprender, esclarecer dúvidas ou aprofundar seus conhecimentos em comunicação visual gratuitamente com as aulas do minicurso “Aprendendo Design Gráfico”, promovido pela gráfica “Arte Simas”, uma dos contempladas pelo inciso II da Lei Aldir Blanc. Ao todo, serão ministradas três aulas, de terça a quinta (06), sempre às 15h, transmitidas ao vivo, via Instagram da gráfica. Clique AQUI para acessar a página.  

“A intenção é auxiliar pessoas com pouco ou nenhum conhecimento no ramo de design gráfico a aprender um pouco mais sobre como trabalhar nessa área e as principais ferramentas de um programa de design. Para as aulas, vou utilizar o CorelDRAW X7”, destacou o designer Matheus Simas, responsável pelo projeto.  

Matheus Simas atua como designer gráfico no município há cerca de quatro anos
Foto: Arquivo pessoal

O profissional designer é o responsável por criar projetos de comunicação visual, como logotipos, panfletos, produtos e embalagens, bem como a criação de sites e até animações para a Internet ou TV.  

Pintura acrílica 

Também nesta terça-feira (4) terá início o minicurso de pintura acrílica para iniciantes. O projeto é uma realização do ateliê do artista plástico Márcio Alexandre Simas, viabilizado com recursos do inciso II da Lei Aldir Blanc. As aulas serão ministradas ao vivo, com transmissão via Facebook do artista, sempre a partir das 20h. Clique AQUI para acessar a página. 

Nascido e criado em São Pedro da Aldeia, Márcio Alexandre é artista plástico há mais de 20 anos e ficou conhecido por suas pinturas artísticas de silhueta, em preto e branco. Neste curso, o artista conta que pretende trazer conhecimentos básicos sobre as técnicas de pintura com tinta acrílica. 

Marcio Alexandre vai ensinar técnicas de pintura de silhueta com tinta acrílica em preto e branco
Foto: Arquivo pessoal | Reprodução Facebook

“É um curso introdutório, voltado para iniciantes. A intenção é passar os conhecimentos de forma mais simples possível, mostrando o passo a passo. A ideia é mostrar os caminhos mais fáceis para quem não sabe desenhar ou gostaria de começar a pintar quadros, seja para se tornar um artista como profissão ou como forma de ocupar o tempo”, ressaltou.  

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, em https://www.facebook.com/culturapmspa

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui