Coordenação aldeense participa do Encontro Nacional de Saúde Bucal

São Pedro da Aldeia participou, por meio da Coordenação Municipal de Saúde Bucal, do Encontro Nacional de Saúde Bucal, em Brasília. Com o tema “Organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal no país”, o encontro contou com 60 participantes. O município aldeense foi convidado a participar do evento para apresentar a experiência realizada na cidade, por meio da Prefeitura, sobre o tema “Atenção ao Câncer de Boca”, dentro do painel de Apresentação de Boas Práticas. O coordenador de Saúde Bucal, Marconi Freire, representou a prefeitura aldeense.

De acordo com a organização do evento nacional, a metodologia do encontro teve o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e o diálogo entre gestores, acadêmicos e profissionais da área, buscando estratégias para o aprimoramento da organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal, com ampliação do acesso e da resolutividade.

O coordenador municipal de Saúde Bucal, Marconi Freire, falou sobre o Encontro e a oportunidade de representar o município. “São Pedro da Aldeia realizou uma inscrição na Organização Panamericana de Saúde para apresentar as nossas ações de detecção precoce do câncer de boca. A coordenação geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde achou interessante a nossa formulação, as ações que temos planejado, a construção da rede de cuidados ao paciente de oncologia e nos convidou para que a gente demonstrasse no Encontro Nacional como estávamos organizando. Para esse momento foram selecionados seis trabalhos de todo o Brasil, o nosso foi um deles. O Encontro Nacional de Saúde Bucal foi muito importante, onde pudemos trocar informações e apresentar soluções para alguns casos, sendo bem produtivo. Foi um momento em que podemos construir uma nova rede, trocando contatos com professores, coordenadores e demais profissionais”, disse.

A programação foi composta por mesa de abertura com CONASS e CONASEMS; apresentação da Coordenação-Geral de Saúde Bucal, com a coordenadora Rogéria Cristina Calastro de Azevêdo;  mesa com o tema “Organização da Rede de Atenção à Saúde Bucal”; Painel para apresentação de boas práticas, com os assuntos “Telerregulação na Odontologia”, “Organização do Centro de Especialidades Odontológicas”, “Estruturação de linha-guia e organização da agenda do dentista”, “Saúde Bucal Indígena e sua integração na Rede de Atenção à Saúde Bucal” , “Do Pré-natal odontológico à saúde bucal do escolar” e “Atenção ao Câncer de boca”.

O público do evento contou com a participação de coordenadores estaduais de Saúde Bucal, representantes municipais, acadêmicos da área, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Ministério da Saúde e entidades de classe.