CORFEBOL é tema de último encontro de formação para os professores de Educação Física

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia promoveu o encerramento da formação anual para os professores de Educação Física e recreadores da rede municipal de ensino que atuam no 1º Segmento. O último encontro aconteceu na quadra da Escola M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, no bairro Estação. Ao todo, 43 cursistas participaram da capacitação, que abordou a modalidade esportiva CORFEBOL.

A formação foi coordenada pela tutora Martha São Paulo, que explicou a modalidade. “A proposta do jogo está principalmente focada na cooperação, pois nenhum jogador consegue pontuar jogando sozinho; ele precisará realizar estratégias no jogo com a participação dos demais membros de sua equipe”, disse.

Ministrada pelo representante da Federação de CORFEBOL do Estado do Rio de Janeiro, professor Vinicius Gama, o objetivo foi promover conhecimentos e vivências em uma nova modalidade na Região dos Lagos, visando posteriormente à utilização de forma lúdica aos discentes da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia. A modalidade foi criada em 1902, na Holanda. Só é possível pontuar se existir a cooperação dos integrantes da equipe, sendo uma modalidade mista.

A professora da Escola M. Flonete, Maryllu Libanio, falou sobre a capacitação. “Impressionante como a cada formação saímos mais motivados a fazer a diferença. Com a do CORFEBOL não foi diferente; é um esporte que eu particularmente não conhecia, porém muito interessante e divertido, tenho certeza que colocarei em prática nas minhas aulas”, disse.

Segundo a professora da E. M. Carlota Rocha da Silva, Jussara, as formações específicas para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I ajudaram a criar uma identidade. “Foram abordados assuntos relevantes para a nossa prática no dia a dia. E ontem, tivemos o privilégio de conhecimento e vivência de mais uma modalidade, como o COFERBOL, que é um esporte cooperativo visando à participação de todos os integrantes de uma equipe”, explicou.

Os encontros tiveram o objetivo de oferecer uma formação continuada de qualidade aos professores da área que atuam nos segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Assim, articulando a produção de conhecimentos com práticas pedagógicas inovadoras, aprofundando o estudo dos temas e das realidades no âmbito escolar, bem como desenvolvendo ações e perspectivas para a educação física no município aldeense que possam contribuir para uma intervenção profissional crítica, criativa e reflexiva.

“Depois de 10 anos trabalhando em outros municípios, estou atuando em São Pedro da Aldeia pela primeira vez e tive o prazer de ter uma equipe de coordenação que preparou um verdadeiro curso de formação para nós, professores de Educação Física. Ao longo dos encontros, foram apresentadas várias brincadeiras dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sem falar nos jogos que conhecemos, como o ZBOL e o COFERBOL. Parabenizo toda equipe que se dedicou a nos proporcionar esta linda experiência e novos aprendizados”, destacou o professor Michael Santos.