Search

CORONAVÍRUS: Tire suas dúvidas sobre o uso de máscaras

Máscaras cirúrgicas, N95, caseira, colorida e tantos outros tipos de máscaras estão circulando pelas ruas protegendo boca e nariz dos cidadãos, com o objetivo de não se contaminar com o Covid-19. Apesar da boa iniciativa, nem todos os modelos são seguros e alguns cuidados devem ser tomados para que o acessório não perca sua funcionalidade e realmente proteja a população. Confira abaixo cinco dicas de como utilizar a máscara corretamente, contra a contaminação do Covid-19.

Porque usar a máscara? 

A máscara deve ser usada toda vez que as pessoas necessitarem sair de suas casas, mantendo a recomendação de apenas sair em casos extremamente necessários. O Ministério da Saúde indica ainda que a pessoa tenha uma máscara reserva para trocar quando necessário. Nunca compartilhe suas máscaras, elas são de uso pessoal.

Por quanto tempo posso usar a máscara? 

As máscaras são utilizadas como barreiras físicas para as gotículas que podem carregar o vírus, a orientação é que o acessório seja trocado a cada duas horas, acima desse tempo a máscara perde sua eficácia. 

Quais são os melhores materiais para fazer a máscara? 

As máscaras caseiras podem ser feitas de acordo com o gosto de quem vai usar, lisa, estampada, colorida, entre tantas outras formas. As pessoas precisam se atentar diretamente ao material que será usado e ao formato correto. A orientação do Ministério da Saúde é que os moradores optem por materiais de algodão, tricoline, TNT, e outros tecidos. Como a máscara exerce a função de barreira física, precisa ser confeccionada com duas camadas de pano e com alças e/ou elásticos para prender atrás das orelhas ou amarrar na nuca.

Quais cuidados devemos ter para higienizar a máscara?

Após o uso as máscaras devem ser lavadas com água sanitária, deixe as peças de molho por cerca de 10 minutos. Depois deixe secar ao sol e passe com ferro quente. Repita esse processo toda vez que retirar do rosto para higienizar.

Como manusear as máscaras? 

Para mexer nas máscaras é necessário que a pessoa higienize as mãos, no momento de colocá-la no rosto o certo é segurar pelas alças laterais, sem tocar a parte interna que ficará em contato direto com a boca e o nariz.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui