CRAS da Rua do Fogo ganha sede própria

A obra do novo prédio foi entregue nesta quarta-feira, 31/12, pelo prefeito Cláudio Chumbinho.

Os moradores do bairro Rua do Fogo e adjacências cadastrados no CRAS Gelson Pinheiro passarão a ser atendidos em um novo local construído especialmente para esse tipo de assistência. A sede própria do CRAS foi entregue pelo prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, e a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Olívia Sá, nesta quinta-feira (31/12). Com a conclusão da obra, o serviço, que antes funcionava em um imóvel alugado, será migrado para o novo prédio.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, a mudança impactará positivamente o atendimento às famílias referenciadas no CRAS. “Com a sede própria, além de o município ter desoneração de gastos com aluguel, o novo equipamento tem a conformidade do modelo do Ministério da Cidadania, proporcionando condições estruturais para a execução do PAIF e para que os indivíduos e famílias possam participar, com melhor acolhimento, dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, serviços, estes, ofertados pelo CRAS”, afirma.

Prefeito e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos participam de entrega do novo prédio do CRAS.
Imagem: Luana Macêdo

Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços públicos, localizados prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social, onde são oferecidos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade. O CRAS da Rua do Fogo tem capacidade territorial de referência de 5.000 famílias e possui, atualmente, 2.009 famílias cadastradas.

INFRAESTRUTURA

Com a nova unidade, os usuários do CRAS Rua do Fogo serão acolhidos em uma estrutura padronizada, que garantirá a acessibilidade e oferecerá salas adequadas para o atendimento, de forma a garantir o sigilo e contribuir para a qualidade dos serviços prestados.

Construída em uma área total de 138,21 m², o novo CRAS Rua do Fogo contempla sala de atendimento familiar, sala multiuso, recepção, sala de administrativo e copa, além de banheiros adaptados, feminino e masculino.
A obra foi feita em parceria com o Fundo Nacional de Assistência Social.

CRAS RUA DO FOGO

O CRAS Gelson Pinheiro atende famílias dos bairros Jardim Morada da Aldeia, Rua do Fogo, Santo Antônio, São Mateus, Botafogo, Jardim das Acácias, Três Vendas, Sapiatiba Mirim, Recanto do Sol e Cruz.

A unidade oferece serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), com o objetivo de apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida; de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que busca ampliar a convivência das diferentes culturas e vivências entre os usuários; de Proteção Social Básica no domicílio, para pessoas com deficiência e idosos; de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, que, entre outros, objetiva o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos; e Programa de Transferência de Renda, feito de forma descentralizada no CRAS, onde são realizados cadastro e recadastramento para inserção em programas sociais.

microsoft project 2019 kaufen