Search

Cultura abre exposição com bonecas de pano e atividades em prol do Outubro Rosa nesta quinta (10)

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos abre, nesta quinta-feira (10), às 19h, a exposição “Bonecando e Celebrando a Vida – Parceria do Bem”. O evento é resultado de uma parceria entre Giampaoli Arte & Atelier, grupo “Amigas da Mama” e projeto “Moça Bonita”. Cerca de 200 peças artesanais, entre bonecas e bichos de pano, ficarão expostas no local, celebrando o mundo de fantasias e a inclusão social. Em alusão à campanha Outubro Rosa, o espaço também vai ganhar fotografias artísticas de mulheres vítimas do câncer de mama. Ao longo do mês, a programação vai contar com palestras, oficina de bonecaterapia e rodas de conversa sobre prevenção e diagnóstico precoce da doença.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. A secretária da pasta, Edlúcia Marques, falou sobre a programação. “É a primeira vez que realizamos uma exposição nestes moldes, unindo artesanato, fotografia e muito aprendizado sobre o câncer de mama. A nossa expectativa é levar conscientização com relação a prevenção, o autoexame e a importância da detecção precoce. Teremos também as bonecas terapêuticas do projeto ‘Bonecas Giampaoli’, que têm o intuito de amenizar um pouco a situação das mulheres que estão passando por momentos delicados em suas vidas”, destacou.

A exposição poderá ser visitada gratuitamente até o dia 14 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 17h. A mostra de bonecas vai trazer temas, como o Halloween e o clássico literário “Alice no País das Maravilhas”. A temática da inclusão social também terá destaque com a exposição de bonecas com cicatriz de mastectomia e deficiências físicas/visuais.

De acordo com a idealizadora do projeto, Simone Giampaoli, o intuito é promover o resgate das brincadeiras infantis e valorizar o artesanato como instrumento terapêutico. “Há nove anos dou aula de bonecas de pano e entrei para esta área como uma terapia, saindo de uma depressão. A ideia é demonstrar que o artesanato resgata vidas e é uma forma de tratamento que dá resultado, estimula a criatividade e aumenta a autoestima”, destacou a artesã.

Durante o período da exposição, o grupo “Amigas da Mama”, de São Pedro da Aldeia, em parceria com o projeto “Moça Bonita”, de Cabo Frio, vão promover uma mostra de telas com fotos de mulheres celebrando a vida. Paralelamente, o Cine Estação e a Casa do Artesão receberão um ciclo de palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção, tratamento, combate ao câncer de mama e estratégias de enfrentamento ao sofrimento. As atividades serão conduzidas por profissionais da área da saúde, especialistas e voluntárias, com programação nos dias 11, 16, 18, 23, 24 e 25 de outubro.

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade. Para mais informações sobre a exposição e agendamento de grupos e escolas para visitação, basta entrar em contato pelo número 22 99966 9314 (exclusivo para mensagens via aplicativo WhatsApp) ou, ainda, pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

Confira a programação completa de palestras e rodas de conversa no mês de outubro:

  • Dia 11/10 (sexta-feira)
  • Palestra e roda de conversa com a psicopedagoga e presidente do grupo “Amigas da Mama”, Claudia Fernanda Dias, e participação das voluntárias Rose Terto e Silmeia Candido.

Local: Cine Estação – Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, Centro (ao lado da Guarda Municipal).

Horário: 15h às 16h.

  • Dia 16/10 (quarta-feira)
  • Roda de conversa com a psicanalista Tânia Hott.

Local: Casa do Artesão – Praça Hermógenes Freire da Costa, Praia do Centro.

Horário: 15h às 16h.

  • Dia 18/10 (sexta-feira)
  • Palestra sobre prevenção do câncer com a fisioterapeuta oncológica Drª. Marcia Brandão.

Local: Casa do Artesão – Praça Hermógenes Freire da Costa, Praia do Centro.

Horário: 15h às 16h.

  • Dia 23/10 (quarta-feira)
  • Roda de conversa e Oficina de Bonecaterapia com a artesã Simone Giampaoli e a participação da Drª. Sanzia Dantas (fisioterapeuta e hipnoterapeuta clínica) e da Drª. Elziane (psicóloga).

Local: Cine Estação – Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, Centro (ao lado da Guarda Municipal).

Horário: 15h às 16h.

  • Dia 24/10 (quinta-feira)

Roda de conversa com a psicóloga Cecília Ferreira e a fisioterapeuta Drª. Sanzia Dantas sobre Hipnose e o tema “Tristeza e Depressão, como trabalhar os gatilhos”.

Local: Cine Estação – Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, Centro (ao lado da Guarda Municipal).

Horário: 15h às 16h.

  • Dia 25/10 (sexta-feira)
  • Palestra com a farmacêutica Drª. Josiane Borges sobre o tema “A importância dos Nutracêuticos na promoção e recuperação da saúde, com ênfase na ajuda ao paciente com câncer”.

Local: Cine Estação – Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, Centro (ao lado da Guarda Municipal).

Horário: 15h às 16h.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui