Alunos do bairro Campo Redondo conduzem rádio escolar

A Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, no bairro Campo Redondo, conta com uma rádio interna para divulgar atividades promovidas pela unidade. A “Rádio que toca no seu coração” é conduzida pelos alunos e monitorada por professores. O projeto tem como objetivo promover a socialização entre os estudantes, por meio da comunicação como linguagem mais acessível.

Divulgação | SEMED

“Os meios de comunicação no mundo globalizado têm grande importância no âmbito educativo, uma vez que são ferramentas adicionais no processo ensino-aprendizagem. A unidade priorizou este investimento para os alunos, uma vez que possui caráter informativo, educativo e de entretenimento musical”, explicou o orientador educacional, Thiago Santos.

A iniciativa busca despertar nos alunos a sensibilidade crítica das informações recebidas e desenvolver a percepção auditiva, concentração, linguagem, socialização e a criatividade dos educandos, além de favorecer a convivência e o trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

O responsável pela rádio será indicado pela coordenação e direção para acompanhar os alunos designados. A rádio acontecerá no intervalo, pelo menos duas vezes na semana, e o responsável pela turma pode pedir ao grupo pesquisas sobre assuntos diferentes para apresentar. Uma das propostas da rádio é fazer com os alunos experimentem o que normalmente não gostam.

Na programação constam assuntos específicos, pedidos de músicas, mensagem do dia e de datas comemorativas, entrevistas, apresentações e outras atividades. No primeiro dia, os alunos ouviram Música Popular Brasileira e conheceram um pouco de sua história. Entre as músicas mais pedidas, estiveram “Você é linda”, de Caetano Veloso; “Admito que perdi”, de Paulinho Moska; “Oceano”, de Djavan, e “Um dia de domingo”, de Tim Maia.