Curso de crochê movimenta Casa de Cultura

Teve início nesta quarta-feira (18), na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, um curso sobre a arte milenar do crochê. São três turmas, com aulas nas manhãs e tardes de quarta-feira (9h às 10h30 e 14h às 15h30) e manhãs de quinta-feira (9h às 10h30), ministradas pela artesã Kátia Carvalho. A iniciativa é da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria adjunta de Cultura.

Foto: Jefferson Viana

No primeiro encontro, a professora fez uma rápida passagem sobre a história do crochê, sua origem na França, os tipos de linhas e agulhas utilizadas e outras curiosidades sobre essa arte.

Foto: Jefferson Viana

O curso traz orientações sobre os pontos básicos do crochê, passando pela escolha de agulhas e os tipos de linhas, além de fornecer instruções práticas para a confecção de peças artesanais, como cachecol, tapetes, almofadas, cestos, toalhas de mesa, bolsas e artigos de decoração.

A professora Kátia Carvalho destacou o momento pelo qual a arte do crochê passa, com suas peças sendo cada vez mais valorizadas e falou um pouco sobre como será o curso.

Foto: Jefferson Viana

“A arte do crochê só traz vantagens para quem a exerce. Além de ser uma excelente terapia, ainda pode render dividendos financeiros. Vamos aqui, até o mês de dezembro, nos aprofundar nesse universo maravilhoso” afirmou.

Bordado solidário

As tardes de quinta-feira não ficaram vagas para que gosta de trabalhos manuais. O projeto Bordado Solidário, que tem o objetivo de obter renda para entidades sociais através da venda das peças produzidas, vai reunir as voluntárias semanalmente, na Casa do Artesão (Praça Hermógenes Freire da Costa), para um bom bate-papo e produção de novas peças. As “meninas” terão como ponto de encontro o boxe da Secretaria de Cultura, logo na entrada da Casa do Artesão, sempre a partir das 14h.