Defesa Civil acompanha obras preventivas do Minha Casa Minha Vida – Pontal da Lagoa

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia acompanha, semanalmente, as obras preventivas realizadas no condomínio Pontal da Lagoa, do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Poço Fundo. As intervenções são feitas pela Caixa Econômica Federal, responsável financeiro pela construção, após o órgão aldeense interditar os seis blocos do empreendimento como uma medida preventiva, que buscou garantir a segurança e preservar a vida dos moradores do local.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa. “Essas obras são o resultado da grande ação preventiva realizada pelo município de São Pedro da Aldeia, por meio da Defesa Civil, com o objetivo de preservar a vida dos moradores que ali habitavam. Estaremos acompanhando todas as obras que estão sendo executadas e fiscalizando essas intervenções realizadas pela empresa de engenharia contratada pela Caixa Econômica Federal”, declarou.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

O trabalho preventivo no local foi realizado pela Divisão aldeense, em parceria com outras Secretarias Municipais, desde o momento em que se constatou o risco de deslocamento do muro próximo aos blocos 04, 05 e 06. Os agentes da Defesa Civil realizaram um monitoramento diário para verificar a estabilidade do local até que os moradores desocupassem os apartamentos.

Foto: Divulgação | Defesa Civil

Além de monitorar diariamente o espaço, diversas reuniões foram realizadas com os moradores e os agentes envolvidos, como a Caixa Econômica Federal, a Secretaria de Assistência Social, Procuradoria Geral do Município e o Ministério Público, garantindo transparência nas ações e dando total suporte aos afetados pela interdição, inclusive no benefício do aluguel social.

A Caixa Econômica Federal é o responsável financeiro pela construção do empreendimento, incluindo a contratação da empresa e a fiscalização das obras, e pela realização de todas as intervenções que forem necessárias. O prazo para realização da obra será dado pela instituição.