Defesa Civil promove conscientização sobre uso do álcool em gel

Categorias

Defesa Civil promove conscientização sobre uso do álcool em gel

Com o aumento da utilização do álcool em gel como item de higienização no combate ao coronavírus, a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia está promovendo uma campanha para o uso consciente do produto. O produto, eficiente na prevenção da COVID-19, se utilizado de forma errada, pode se tornar perigoso e provocar até queimaduras.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil aldeense, Marcus Dhotavio, a população deve evitar o uso do produto dentro de suas casas, dando preferência à higienização comum, lavando as mãos frequentemente com água e sabão.

“O álcool em gel é bastante útil quando estamos na rua, em um supermercado, farmácia, ou outro ambiente onde não temos acesso à água e sabão. Dentro de casa, devemos dar preferência para lavar as mãos, pois o resíduo da aplicação do álcool pode permanecer em suas mãos e, ao lidar com fogo, sendo na cozinha ou simplesmente acendendo um cigarro, pode provocar queimaduras” explicou.

Como demonstração dos perigos da utilização do produto, a Defesa Civil produziu um vídeo explicativo, comparando a combustão do álcool em líquido 92% e 70% com o álcool em gel 70%. Embora, aparentemente provoque menos combustão, o resíduo do álcool em gel, que é invisível, permanece na superfície utilizada por mais tempo, podendo provocar acidentes.

Com menor possibilidade, mas nem por isso devendo receber menor atenção, o transporte e a utilização de álcool em gel dentro dos automóveis também requer cuidados. Riscos de incêndio podem ser potencializados se o álcool foi passado nas mãos ou em componentes do automóvel, como painel e volante, e logo depois for aceso um fósforo ou cigarro dentro do veículo.

A recomendação de segurança é utilizar o álcool em gel com parcimônia e evitar que o mesmo seja guardado em locais com excessivo calor e que esteja ao alcance de crianças.

Confira o vídeo abaixo:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade