Dez primeiros dias úteis do novo governo são marcados por diagnóstico da máquina pública

Gestão municipal prioriza administração participativa com foco na transparência

Os dez primeiros dias da nova administração municipal aldeense, liderada pelo prefeito Fábio do Pastel e o vice, Dr. Júlio Queiroz, foram marcados pelo diagnóstico feito pelo executivo da máquina pública. Além dos mutirões de limpeza e de ordenamento realizados na cidade, o período efetivou a meta inicial proposta pelo governo: concretizar a avaliação das estruturas e serviços oferecidos, reconhecer o que precisa ser priorizado para a execução de medidas estratégicas que proporcionem maior qualidade de vida para a população.

Priorizando uma gestão participativa e de transparência, o governo esteve atuando nas ruas do município, ouvindo a população, além do trabalho interno nas secretarias para reorganizar a administração. “Encontramos muitas situações que precisam mudar, como contratos sem pagamentos. Encontramos também muitas secretarias sem linhas telefônicas, internet, estrutura mínima de funcionamento e com materiais parados por falta de reparos. Concluindo essa fase de diagnóstico, quero apresentar um balanço do que encontramos ao receber a prefeitura. Prometi isso na campanha e cumprirei”, afirmou.

Entre as prioridades já diagnosticadas, estão as medidas emergenciais de combate ao coronavírus, acompanhamento das ações para o progresso da Educação no período da pandemia, além da execução de serviços públicos, já realizados em 24 bairros, solucionando problemas de infraestrutura antigos e possibilitando dignidade aos moradores.

“Instituímos oficialmente o Gabinete de Crise para o combate emergencial da Covid-19. Estamos integrando diversas secretarias em um trabalho unificado para tomar providências e medidas administrativas eficazes contra a doença. Na educação, estive presente com os diretores escolares e em outros encontros para alinhar ações para a área, com a responsabilidade que o setor precisa. Nas ruas, pude acompanhar vários serviços de manutenção dos espaços, que é um grande anseio da população”, pontuou Fábio do Pastel.

O prefeito ressalta, ainda, a importância da colaboração popular para o bom andamento da gestão. “Estamos à disposição para ouvir as demandas dos moradores. Nossos canais oficiais estão abertos para sugestões e reclamações. Além da participação, é fundamental que os cidadãos se sintam parte da cidade e ajudem a cuidar dela. É dever de todos zelar pelo patrimônio público e manter os cuidados nos locais que estão recebendo as ações realizadas pela prefeitura”, disse.

Principais ações

Alinhamento de estratégias- As primeiras semanas foram marcadas por reuniões de alinhamento. O prefeito e o vice realizaram um encontro com os vereadores eleitos para abordar as demandas apontadas pela população e dialogar as expectativas para o novo governo. O secretariado municipal também esteve reunido em um treinamento sobre o Orçamento Público e a Lei de Responsabilidade Fiscal para a melhor elaboração das metas dentro do plano de governo.

Serviços Públicos– Vinte e quatro bairros já receberam serviços de manutenção, que vão desde a retirada de entulhos, que soma 1.800 tonelada, até a troca de lâmpadas. Equipes estiveram nos bairros Poço Fundo, Boqueirão, Porto da Aldeia, Praia do Sudoeste, Baleia, Rua do Fogo, Cruz, Retiro, Mossoró, Parque Dois Meninos, Balneário São Pedro, Balneário das Conchas, Boa Vista, Ponta da Areia, Praia Linda, Sapiatiba, Flexeira, Porto do Carro, Estação, Posse, Cajaeiro, Ponta do Ambrósio, Vinhateiro e Bairro São João. A previsão é que todos os bairros do município recebam os mutirões nas próximas semanas.

Choque de ordem nas praias– Ações de fiscalização e conscientização foram realizadas regularmente nas orlas do município desde o dia 1° de janeiro. Equipes da Guarda Civil Municipal, Guarda Ambiental e de Fiscalização e Postura atuaram nos bairros Boqueirão, Balneário e Ponta da Areia, além das praias do Sol, Sudoeste, Linda e Pitória. O objetivo é coibir atividades proibidas em áreas de proteção ambiental, como som alto, fogueiras, churrasqueiras, tendas e estacionamento de veículos.

Vistorias técnicas em obras não concluídas– As obras municipais em andamento receberam visitas técnicas a fim de diagnosticar as estruturas públicas e traçar estratégias para as futuras ações do setor. Cerca de dez espaços foram avaliados em uma semana por profissionais da Secretaria de Urbanismo e Habitação.

Retomada das atividades físicas gratuita– O projeto Aldeia em Movimento, que oferece exercícios nas academias populares e treinamentos funcionais à população aldeense, está a todo vapor. As inscrições para as atividades estão abertas. Em prevenção ao coronavírus,   todos os equipamentos passam por higienização a cada uma hora. O número de participantes por turma também está reduzido e todos os profissionais e alunos seguem os protocolos de segurança.