Dia D de vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado (19) em São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar no sábado (19) o Dia D de Vacinação contra o Sarampo, de 7h as 13h. A imunização ocorrerá na sala de vacinas e nas unidades de saúde do município, com exceção de Centro/Mossoró e Três Vendas. Nesta etapa, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que não foram vacinadas. A imunização apenas para crianças segue até o dia 25 de outubro. No dia da vacinação é necessária apresentação do cartão do SUS da criança e a caderneta de vacinação.

De acordo com a operacionalização definida pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Governo Federal, a campanha será dividida em duas etapas. Após o prazo da imunização infantil, os municípios abrirão a vacinação para adultos jovens não vacinados, dentro da faixa etária de 20 a 29 anos. O dia D de mobilização para esse grupo será em 30 de novembro.

“Nosso objetivo como município é sempre a promoção de saúde e prevenção da doença. Nesta primeira etapa e no dia D de vacinação contra o Sarampo, pedimos que os pais e responsáveis levem as crianças até as unidades, se ainda não tiverem sido vacinadas. Precisamos reforçar que as pessoas que já estão vacinadas não precisam retornar às unidades para tomar a vacina novamente”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tossefalaespirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é por meio da vacina. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O MS, juntamente com as Secretarias Estaduais e Municipais, está realizando a campanha nacional de vacinação contra o Sarampo conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).