Diretores Escolares participam de capacitação sobre Programa Dinheiro Direto na Escola

Nesta terça (12) e quarta-feira (13), os diretores escolares da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia participaram de um curso de capacitação sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas ações, na sede da UNOPAR. O encontro foi conduzido pela assessora técnica do setor de prestação de contas, Luciana Amorin, e contou com a presença do secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, do coordenador geral do Financeiro da SEMED, Carlos Eduardo, e da assessora adjunta da pasta, Jamilhe Machado.

Foto: Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, salientou a necessidade de revisitar assuntos quando se trata de prestação de contas. “Esse não é só um assunto importante para cada escola isoladamente, mas importante para a rede, e, sobretudo, importante para cada um dos diretores. Agradeço a participação de todos os diretores e desejo que absorvam esse conhecimento tão necessário para a gestão”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Considerando a necessidade de capacitação para a plena utilização e respectiva prestação de contas dos recursos federais recebidos, a formação contemplou os conhecimentos e as atualizações dos recursos oriundos do Governo Federal, por meio do FNDE.

Foto: Lílian Souza

A assessora técnica, Luciana Amorin, conduziu a capacitação e explicou sobre o programa. “A capacitação tem a finalidade de sanar dúvidas, de orientar sobre a utilização dos recursos, de como prestar contas e sobre os procedimentos adequados conforme o Governo Federal orienta para evitar erros. Tudo foi focado na verba do PDDE e suas ramificações”, explicou.

Foto: Lílian Souza

A finalidade do Programa é prestar assistência financeira para as escolas, em caráter suplementar, a fim de contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar. Também visa fortalecer a participação social e a autogestão escolar.

Foto: Lílian Souza

O programa engloba várias ações que possuem finalidades e público-alvo específicos, embora a transferência e gestão dos recursos sigam os mesmos moldes operacionais do PDDE. As ações agregadas são agrupadas em três tipos de contas: PDDE Integral – Mais Educação e Novo Mais Educação; PDDE Estrutura – Escola acessível, Escola do campo e Escolas sustentáveis; e PDDE Qualidade – Atleta na escola, Mais alfabetização, Atleta na escola e Mais cultura na escola.

Foto: Lílian Souza

A diretora da E. Mz. José Guimarães, Mirna Souza, falou sobre a capacitação. “O diretor tem que estar atualizado sobre os recursos, que é do aluno e da escola. Então, é de suma importância a atualização do assunto, até para esclarecemos para a comunidade o que se passa”, disse.

Na ocasião, foram abordados assuntos, como condições para o recebimento dos recursos; custeio, capital e prestação de serviços; formas de execução da verba; aquisição e tombamento de bens permanentes, entre outras temáticas.

Foto: Lílian Souza

“O curso foi bem esclarecedor, principalmente para mim que estou iniciando na direção, abordando sobre como utilizar a verba; tudo de forma bem detalhada e descriminada. O momento foi muito informativo para a gente”, comentou a diretora da E. M. Profª Carolina Nazareth, Patrícia Cardoso.

Foto: Divulgação | SEMED

No primeiro dia de formação, participaram do curso a direção da Creche M. C. Tia Fátima; E. Mz. Adalgiza da Silva Lobo; E. M. Barnabé Mariano de Souza; E. M. Antônio Rodrigues dos Santos; E. M. Dr. Plínio de Assis Tavares; E. Mz. Elízio da Costa Moreira; E. M. Elízio Henrique de Paiva; E. M. Elízio Ignácio Rangel; E. M. Flonete Alexandrino da Silva; E. M. de E. Infantil Gracinéa Rodrigues de Souza; E. M. de E. Especial Pedro Paulo L. de Andrade; E. M. Profª. Carolina Nazareth T. Pinheiro; E. M. Profª. Mª. Celeste de Campos; E. M. Profª. Mª. da Glória dos S. Motta; E. M. Profª. Miriam A. de M. Guimarães; E. Mz. Manoel Moraes da Silva; E. M. Quilombola D. R. G. da Silva; E. M. São Francisco de Assis; E. M. Vidal de Negreiros; e E. M. Vinhateiro.

Já no segundo dia de capacitação, as unidades escolares participantes foram Creche M.C. Dona Chica; Creche M. Tia Márcia; E. M. Antônio Vaz da Silva; E. M. Aurelino Martins dos Santos; E. Mz. Capitão Costa; E. M. Carlota Rocha da Silva; E. M. Dulce Jotta de Souza; E. M. Francisco Paes de C. Filho; E. M. Jamila Mota da Silva; E. M. Jardim Primavera; E. Mz. José Guimarães; E. M. José Teixeira Paulo; E. Mz. Lucinda Franciscone Medeiros; E. M. Luíza Terra de Andrade; E. Mz. Manoel Martins Teixeira; E. Mz. Paineira; E. Mz. Paulo Roberto Marinho; E. Mz. Pequiá; E. M. Profª. Dulcinda Jotta Mendes; e E. Mz. Retiro.