Diretoria de Igualdade Racial promove atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

Categorias

Diretoria de Igualdade Racial promove atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Promoção de Igualdade Racial (DIPPPIR), realizará uma série de programações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. As atividades acontecerão todas as quintas-feiras do mês de novembro, no Centro de Formação Continuada (CEFOR).

Segundo o diretor da DIPPPIR, Sérgio Rodrigues, a programação faz parte de uma agenda do setor, com atividades referentes ao Novembro Negro. “A programação conta com palestras, rodas de conversas e um ato regional contra o genocídio da juventude negra no Brasil. A realização dessas atividades em nossas escolas é muito importante e todas serão abertas para a sociedade, dando a possibilidade para que, juntos, façamos análises das conjunturas que possibilitaram à população negra e pobre do país a condição que vivem hoje”, explicou.

Na próxima quinta-feira (07), das 13h às 17h, será realizado o debate “Genocídio do povo negro”,com o objetivo de proporcionar aos participantes o engajamento na luta contra o racismo e pela igualdade racial. A formação será conduzida pela equipe da DIPPPIR e o professor Guilherme Pinto. A inscrição é feita pelo link: https://forms.gle/Xfj3J35TJVRnztYg9.

Já no dia 14 de novembro, das 17h às 22h, a palestra com o tema “Racismo Institucional”será ministrada pela equipe da DIPPPIR e o professor Marcos Salaibe, com o objetivo de compreender, a partir do processo histórico, temas como a desvalorização da população negra e como foi construída socialmente, contribuindo para que não haja a produção e reprodução dos preconceitos e das práticas de discriminação contra a população negra. A inscrição é feita pelo link: https://forms.gle/aCkgTVN54Es89DJd8.

No dia 21 de novembro, acontecerá a palestra com o tema “Desafios da militância de Movimento Negro”, das 14h às 17h. Ministrada pela equipe DIPPPIR, Dr. Margareth Ferreira e outros militantes, a ação tem como intuito compreender a luta dos negros e debater seus problemas na sociedade, em particular os provenientes dos preconceitos e das discriminações raciais, que os marginalizam no mercado de trabalho, no sistema educacional, político, social e cultural. Os interessados devem se inscrever pelo link: https://forms.gle/EjmUkWJbb6ZL3NvM8.

Encerrando as atividades, será ministrada a palestra “Negra na Mídia”, das 13h às 17h, sob condução da equipe da DIPPPIR e do ator e jornalista, Vitor Pires. O objetivo da roda de conversa é debater a dificuldade do acesso do negro na mídia. As inscrições são feitas pelo link: https://forms.gle/7HbggReA5RciwGXQ6.

O Centro de Formação Continuada (CEFOR) está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade