Secretários aldeenses se reúnem com comando do 25º Batalhão para tratar sobre políticas de segurança nas escolas

Foi realizado, nesta terça-feira (05), um encontro entre secretários municipais e o comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Rodrigo Ibiapina. A reunião aconteceu na sede do Batalhão, no município de Cabo Frio, onde foram discutidas questões de segurança pública que impactam o funcionamento de unidades escolares. Participaram do momento os secretários de Governo, Eronildes Bezerra; de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; e de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia, Leila Neves, além da secretária adjunta de Educação de Cabo Frio, Aline Rocha.

Foto: Divulgação | SEMED

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, comentou sobre o encontro. “Entendemos que a segurança, hoje, é uma questão nacional. Tenho certeza que só conseguiremos alguma coisa se estivermos unidos. Agradecemos a oportunidade de sermos recebidos pelo comandante, uma vez que não temos como entender as demandas da Polícia Militar e nem ela as nossas sem esse tipo de conversa. Estamos à disposição, junto com a Guarda Municipal, para manter essa parceria, que só traz benefícios para a população”, disse.

A reunião teve como objetivo tratar sobre políticas de segurança nas escolas, além de expor as principais demandas dos municípios. O grupo discutiu questões relacionadas ao funcionamento das escolas e segurança de alunos e servidores, a desarticulação do Conselho de Segurança Escolar e um diagnóstico de necessidades e demandas para traçar estratégias.

Foto: Divulgação | SEMED

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, falou sobre a iniciativa. “Fizemos uma primeira reunião para tratarmos de alguns assuntos em comum dos municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Iguaba Grande. Em uma segunda oportunidade, conversamos com o comandante do 25º Batalhão, apresentamos para ele as especificidades de cada um dos nossos municípios e, em ação conjunta com representantes da Região dos Lagos, vamos elaborar um documento, assinado pelas autoridades municipais, que será encaminhado para o comando do Estado do Rio de Janeiro. O que nos compete é provocar essa discussão”, destacou.

O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Rodrigo Ibiapina, falou sobre a parceria entre as duas instituições. “Quando entrei para a Polícia Militar, fiquei com o policiamento escolar, atuei nesta área desde o ano de 1994. No meu entendimento, o Policiamento Motorizado Especial Escolar é muito importante. Estreitamos o relacionamento da Polícia com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e temos a intenção de fazer uma reunião com todos os diretores escolares do município. Eu me coloco à disposição, assim como o Batalhão, para manter essa parceria de tantos anos”, afirmou.

Também participaram da reunião o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, o comandante da Guarda Municipal, Maurício de Souza, e o subtenente da Policia Militar, Daniel Celestino.