Educação aldeense e Marinha ampliam vagas do Programa “Forças no Esporte” para atender 50 novos alunos

O secretário de Educação de São Pedro da Aldeia, Alessandro Teixeira Knauft, se reuniu nesta quinta-feira (10) com o Suboficial da Marinha do Brasil, Reinaldo Givigi, e membros da equipe diretiva da Escola M. Profª. Mirian Alves de Macedo Guimarães. O encontro, que aconteceu na sede da unidade escolar no bairro Fluminense, marcou um avanço na parceria entre a Secretaria de Educação e a Base Aérea Naval aldeense (BAeNSPA) no âmbito do Programa “Forças no Esporte” (PROFESP), por meio da oferta de 50 novas vagas para os alunos da rede municipal. Com o novo núcleo definido, ao todo 350 estudantes aldeenses serão beneficiados com as atividades esportivas.

Foto: Divulgação

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, avaliou os resultados do encontro. “Nós fechamos a participação dos alunos da Escola Miriam, ampliando para 50 vagas no PROFESP. Com isso, chegamos ao universo de 350 alunos atendidos e a perspectiva é que em 2020 a gente alcance a marca de 400 estudantes beneficiados. A ideia é que a gente corrobore para o desenvolvimento dos alunos e para a ampliação do leque de possibilidades em relação ao futuro, especialmente para aqueles que estão no segundo segmento”, afirmou.

De acordo com a parceria firmada junto à unidade escolar, serão atendidos dois grupos de 25 alunos, duas vezes por semana, todas as segundas e quartas-feiras e todas as terças e quintas-feiras. A previsão é que de as atividades comecem no segundo semestre deste ano. Além dos alunos da Escola Mirian, o PROFESP atende estudantes da E. M. Antônio Vaz da Silva, no bairro Recanto do Sol; E. M. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba; E. M. Dulce Jotta de Souza, no bairro São João; e E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, em Praia Linda.

Integrante da equipe de coordenação do PROFESP BAeNSPA, o Suboficial Reinaldo Givigi falou sobre a parceria com o Poder Público Municipal. “Temos essa parceria com a Prefeitura desde 2015, atendendo aos alunos do município em áreas de vulnerabilidade social. Além dos esportes que nós oferecemos, fazemos palestras motivacionais e prestamos orientações, visando resgatar os valores de civismo, disciplina, cidadania e respeito, incentivando que eles mantenham, também, esse comportamento na escola, no lar e no convívio em sociedade. O resultado tem sido muito positivo”, afirmou.

Os alunos participam de diversas atividades esportivas na sede do Complexo Aeronaval, realizadas no contraturno escolar. As modalidades oferecidas incluem atletismo, futebol, natação, judô, vôlei e basquete. Os estudantes também recebem almoço e lanche. Entre os pré-requisitos estabelecidos pela Marinha para a participação no Programa estão comportamento, assiduidade e bom desempenho escolar.

Criado em 2003, o Programa “Forças no Esporte” é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal. De caráter social, inclusivo e educacional, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e conta, ainda, com a parceria do Ministério da Cidadania, Ministério da Educação e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.  As atividades são conduzidas por militares e profissionais especializados e têm como objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio da prática esportiva orientada, além de desenvolver, a médio e longo prazos, o fortalecimento moral, físico, intelectual e social dos alunos.

Também participaram da reunião o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Flavio Evangelista, o chefe de gabinete da pasta, Saulo Mira, e a diretora da unidade escolar Geiza Cardoso, acompanhada por membros da equipe escolar.