Educação aldeense promove atividades em alusão ao mês da Consciência Negra

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia, por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Promoção de Igualdade Racial (DIPPPIR), segue realizando uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no último dia 20. A programação especial acontece em todas as quintas-feiras do mês de novembro. As ações são realizadas pelo diretor e a assessora do setor, Sérgio Rodrigues e Karla Barreto, respectivamente.

Foto: Divulgação | SEMED

“Parabenizo o prefeito Cláudio Chumbinho por entender a necessidade de termos um órgão de igualdade racial no município aldeense para a defesa dessa causa. Agradeço também a oportunidade de poder participar de debates e compartilhar com os alunos e professores sobre a nossa experiência na gestão de política pública e promoção da igualdade racial, além da nossa militância na luta contra o racismo”, destacou o diretor da DIPPPIR, Sérgio Rodrigues.

Foto: Divulgação | SEMED

O diretor da DIPPPIR, Sérgio Rodrigues, falou sobre a importância dos movimentos sociais negros permanecerem em luta na defesa dos direitos do povo negro de São Pedro da Aldeia e de todo o Brasil em um debate realizado com os alunos do CIEP 262 – Curvelina Dias Curvello, no bairro Porto do Carro. O momento marcou a culminância do projeto “Mês da Consciência Negra” dos estudantes da unidade.

Foto: Divulgação | SEMED

Em outro momento, a equipe esteve na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), com o palestrante e professor Guilherme Pinto, do município de Iguaba Grande. O profissional falou sobre a trajetória do movimento negro no Brasil e seus desafios na atualidade.

O Centro de Formação Continuada (CEFOR) recebeu os participantes de uma roda de conversa sobre “Feminicídio”, ministrada pela advogada, Margareth Ferreira. Na oportunidade, foram abordadas a legislação pertinente ao tema e a necessidade do apoio dos homens nesta luta.

Foto: Divulgação | SEMED

Na próxima quinta-feira (28), encerrando as atividades, será ministrada a palestra “Negra na Mídia”, das 13h às 17h, no CEFOR, sob a condução da equipe da DIPPPIR e do ator e jornalista, Vitor Pires. O objetivo da roda de conversa é debater a dificuldade do acesso do negro na mídia. O Centro de Formação Continuada (CEFOR) está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.