Educação aldeense responde dúvidas frequentes sobre transferência, renovação e encaminhamento de matrículas

A partir da próxima segunda-feira (30/11), estará aberto o link que dará acesso aos pais e responsáveis para efetuarem renovação, transferência e encaminhamento de matrículas dos alunos que já pertencem à Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia.

Para orientar e esclarecer as principais dúvidas, que irão surgir durante o processo, a Secretaria de Educação divulgou, na tarde desta sexta-feira (27/11), um roteiro com perguntas e respostas.

Confira a respostas para as dúvidas frequentes sobre transferência, renovação e encaminhamento:

– Poderão ser realizadas transferências de outros municípios ou de escolas particulares para as unidades da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia neste período?
Não. Todos os procedimentos serão realizados apenas por alunos que já estão matriculados na rede.

– Através de qual link poderei realizar a matrícula?
A matrícula poderá ser realizada por meio do endereço http://gestaoeducacional.digital/semedspa/renovacaomatricula

– Poderei efetuar essas inscrições até que dia?
Cada solicitação contará com um período diferente.
Renovação: Do dia 30/11 até 03/12
Encaminhamento: Do dia 08/12 até 11/12
Transferência: Do dia 15/12 até dia 18/12

– Quais as informações serão necessárias para efetuar a transferência, renovação ou encaminhamento?
Serão solicitados, no primeiro momento, o nome completo do aluno, a data de nascimento e o nome da mãe. E, nos casos de encaminhamento e transferência, além da identificação inicial, serão solicitados escola e turno que deseja. Após a confirmação, por meio das informações fornecidas no sistema, irá aparecer a mensagem “matrícula realizada com sucesso”.

– A Secretaria de Educação irá disponibilizar local para efetuar as matrículas?
Devido ao aumento recente de números de casos de Covid-19, a secretaria não irá disponibilizar o Laboratório de Informática, a fim de evitar possíveis aglomerações e transmissão do vírus.

– Durante a renovação de matrícula, eu precisarei informar o ano de escolaridade do aluno?
 Não.  O sistema possui todas as informações do aluno, não sendo necessário o lançamento de novas informações neste momento.

– Os alunos do Pré II, Creche IV e 5º ano, que não possuem continuidade na própria escola, poderão escolher a próxima escola que irão estudar?
Sim. Desde que a escola requerida possua vaga para o aluno. No sistema, a indicação será de acordo com a proximidade de endereço da escola atual. Caso o aluno queira ser transferido para outra unidade diferente da indicada, será de responsabilidade do mesmo a questão do transporte. Vale ressaltar que, após a escolha do aluno para uma outra unidade, ele dispensará, automaticamente, da vaga da unidade indicada.

– Quando serão realizadas as matrículas de alunos de outros municípios e redes privadas?
Devido ao momento atípico vivido por causa da pandemia, a Secretaria de Educação informa que todas as medidas relacionadas a futuros alunos da Rede serão tomadas a partir do ano de 2021. Toda e qualquer informação sobre esse assunto será divulgada através dos canais oficiais da prefeitura.