Educação realiza levantamento de demanda de vagas na Escola Municipal Quilombola

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou, no último sábado (09), uma ação para levantamento de demanda de vagas para a Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, localizada no bairro Botafogo. Uma equipe da Secretaria percorreu a Comunidade da Caveira para efetuar um cadastro das crianças que ainda não estão matriculadas na Rede Municipal de Ensino. O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, a coordenadora de Políticas Pedagógicas, Elizangela Regueira, a coordenadora de Acompanhamento da Implantação dos Dispositivos Legais, Josephane Lima, a diretora da unidade escolar, Rafaela Muniz, e a equipe do setor pedagógico e da escola, estiveram presentes durante o momento.

Foto: Lílian Souza

A coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Regueira, falou sobre a ação. “A Secretaria de Educação tem urgência em resgatar e implantar a essência quilombola no dia a dia dos estudantes, dando acesso à matrícula para todas as crianças que moram no entorno da instituição e ainda não foram contempladas. Ouvir os moradores para a tomada de decisão em relação ao planejamento para a unidade escolar no próximo ano letivo é muito importante, além de ser muito bom ver todos envolvidos nessa proposta, todo mundo querendo o crescimento da Escola Quilombola”, destacou.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, foi feito um levantamento de demandas de vaga para Educação Infantil, um cadastro das crianças, de dois a cinco anos de idade, completados até o dia 31 de março, que ainda não estão matriculadas na Rede. O formulário de levantamento também ficará disponível na sede da escola, de 11 a 22 de novembro, das 9h às 16h. É importante destacar que o preenchimento do documento não garante a vaga.

Foto: Lílian Souza

A diretora da unidade escolar, Rafaela Muniz, falou sobre a pesquisa. “A iniciativa de sábado foi importante para aproximação da comunidade e saber a real necessidade de vagas que precisam. É importante todo o engajamento da SEMED para a ação. Após a finalização do levantamento, definiremos a oferta de novas vagas da escola”, explicou.

Foto: Lílian Souza

De acordo com a moradora da comunidade da Caveira, Vanda de Souza do Rosário, a ação realizada foi maravilhosa. “A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está de parabéns por fazer essa pesquisa na comunidade sobre vagas. Muitos pais não colocam seus filhos na creche porque não tem dinheiro para pagar”, disse.

Foto: Lílian Souza

A ação foi definida após uma reunião de trabalho entre o secretário de Educação e a equipe da Escola Quilombola. O objetivo do encontro foi ouvir os moradores para a tomada de decisão em relação ao planejamento para a unidade escolar no próximo ano letivo.

Foto: Lílian Souza

O morador do local, José Brito, afirmou que a iniciativa foi importante, pois incentiva os pais a colocarem seus filhos na escola na idade certa. “O único futuro que essas crianças têm é a educação”, salientou.