Encontro da Educação Infantil do mês de outubro é dedicado ao Dia do Professor

Os profissionais da Creche ao Pré II da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia participaram de mais um encontro mensal de Formação para Professores da Educação Infantil (FPEI), realizado no Centro de Formação Continuada (CEFOR). A formação do mês de outubro foi dedicada aos professores, em alusão ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro. A ambientação da sala com os vídeos musicalizados e com fotos das formações do ano letivo presente marcaram o momento.

Foto: Lílian Souza

A formação teve como objetivo refletir sobre o exercício da docência no seu cotidiano, além de usar estratégias lúdicas que levem o professor a analisar a influência de suas práticas pedagógicas sobre o desenvolvimento do aluno. “O objetivo não foi apenas celebrar o Dia do Professor, mas de repensar o caminho na prática docente, o que significa ser professor, o impacto do trabalho na vida dos alunos, pois trabalhamos histórias de vidas e acompanhamos o aluno desde o início dela. Refletimos sobre a importância da Educação Infantil e como essas experiências de escola que elas têm vão impactá-las para sempre”, explicou uma das formadoras, Nathália Agnes.

Foto: Lílian Souza

Fram abordados os conteúdos da prática pedagógica e metodologias para Educação Infantil; As cem linguagens das crianças, um conceito do professor Lóris Malaguzzi; Exercícios da profissão docente: identidade profissional e características da docência. Os cursistas fizeram o letramento literário “A menininha”, dinâmica cantada, sessão de cinema e sistematização do conteúdo do filme exibido.

Foto: Lílian Souza

“Trabalhamos o conteúdo das cem linguagens das crianças, que é uma concepção inspirada na abordagem italiana de Reggio Emilia, sobre desenvolvimento e aprendizagem. Regi Emilia é uma cidade italiana, considerada um município educador, que é referencia no mundo sobre a Educação Infantil. Tudo isso fazendo sempre um link com a importância da profissão docente e as experiências das crianças da Educação Infantil, como elas levam para o resto de suas vidas e como isso se desdobra nos demais segmentos”, destacou a formadora.

Foto: Lílian Souza

As coordenadoras da Educação Infantil, Alessandra Barbosa e Lediane Gastanes, e a auxiliar da coordenação, Aline Beranguer, acompanharam as atividades. As capacitações são ministradas pelas formadoras Nathália Agnes, Maria Clarete Martins e Karina Rhodes.