Equipes da Atenção Básica recebem capacitação para programa “Melhor em Casa”

Equipes da rede municipal de Atenção Básica participaram nessa quarta-feira (30) da 3ª Capacitação referente ao programa “Melhor em Casa”, do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). O objetivo foi oferecer mais embasamento teórico e prático para o atendimento dos pacientes enquadrados dentro do perfil do programa. O evento foi uma realização da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde.

Foto: Jefferson Viana

O diretor municipal de Atenção Domiciliar, Júnior Curcino, abriu a conversa. Falou sobre o perfil do paciente que deve ser incluído no programa e em que condições médicas ele deve se encontrar. Em seguida, fez um apanhado de alguns casos e mostrou a legislação que precisa ser cumprida.

“São Pedro da Aldeia é o único município da Baixada Litorânea credenciado pelo SUS para o atendimento domiciliar. Temos hoje uma população, segundo últimos dados do IBGE, de 115 mil habitantes, e temos uma equipe pequena para dar essa cobertura. Por isso, temos de ser bastante rígidos com os critérios desse tipo de atendimento, que é especial e tem prazo de duração. Nosso principal objetivo é buscar a desospitalização desse paciente que pode continuar sendo cuidado em sua casa”, explicou.

Foto: Jefferson Viana

A psicóloga Ana Carolina Lisboa traçou um perfil do paciente que necessita do programa e fez uma exposição motivacional para a equipe presente, formada por agentes comunitários de Saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da Atenção Básica.

Cerca de 150 pacientes são atendidos por mês pelo Serviço de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde aldeense, no âmbito do SUS. Os atendimentos são realizados diariamente por equipes multiprofissionais, por meio de visitas às casas de pacientes acamados, com quadros agudos, necessidade de reabilitação motora ou em situação pós-cirúrgica, e também aqueles que têm dificuldade de se locomover até uma unidade de saúde.