Escola do bairro Balneário promove projeto de incentivo à leitura

Os alunos do Pré ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipalizada Paineira, no bairro Balneário, estão participando de um projeto de incentivo à leitura, chamado “Ler bem para escrever melhor”.

Divulgação | SEMED

O projeto tem como objetivo despertar o prazer de ler e escrever nos estudantes, aguçando o potencial cognitivo e criativo nos discentes e, consequentemente, torná-los capazes de interpretar bem o que veem, expressar-se corretamente e desenvolvendo o vocabulário, favorecendo assim, a estabilização de formas ortográficas.

Divulgação | SEMED

A diretora da unidade escolar, Cristiane dos Santos, falou sobre a iniciativa. “No transcorrer das tarefas, tem sido notório o envolvimento dos pais e o apreço dos alunos. Gradativamente os objetivos visados estão sendo alcançados”, afirmou.

Divulgação | SEMED

Entre as atividades realizadas nesse projeto estão a leitura de livros escolhidos pelos alunos; reconto de histórias através de desenhos, pinturas e mural; manuseio individual e espontâneo de livros; visitas constantes à biblioteca; teatro de fantoches dos personagens do livro lido; preparação da apresentação de livros lidos (teatro, música, poesia, histórias recontadas, mímicas, parlendas, trava-línguas); exposição de livrinhos confeccionados pelos alunos; pesquisa, no dicionário, de palavras desconhecidas encontradas durante a leitura; seminários, entre outras.

Divulgação | SEMED

“O desenvolvimento deste projeto tem sido prazeroso e profícuo para todos os envolvidos. Os professores, através das atividades lúdicas, têm desenvolvido bem o trabalho e, com isso, despertando nos discentes o interesse pela leitura”, disse a orientadora educacional, Paula Roberta Gomes.