Escola do bairro Praia Linda recebe palestras educativas de conscientização no trânsito

Os alunos da Escola Municipal Profª Maria da Glória Santos Motta, no bairro Praia Linda, estão participando de um projeto sobre conscientização no trânsito. As palestras lúdicas são ministradas pelos professores Douglas Ribeiro, Lucas Silva, Daiani Freixo e Adriana Corrêa, do grupamento de Ensino e Instrução da Guarda Civil Municipal de Cabo Frio, e contam com a parceria do guarda municipal Vlademir Gonçalves, da ronda escolar de São Pedro da Aldeia. O trabalho na escola teve início na terça-feira (20) e segue até a quinta-feira (22), atendendo a todas as turmas da unidade. Ao todo, cerca de 430 alunos participam da ação educativa.

Foto: Jefferson Viana

A parceria é uma iniciativa da Secretaria de Segurança e Ordem Pública aldeense. “As crianças são multiplicadores desse conteúdo, junto aos familiares, por isso, o trabalho de conscientização deve começar cedo. Com conhecimento e informação construímos uma sociedade melhor, com cidadãos mais instruídos e conscientes; um trânsito seguro é responsabilidade de todos. Agradeço aos profissionais pela parceria e parabenizo pela iniciativa”, declarou a secretária da pasta, Leila Neves, que acompanhou o primeiro dia de atividades ao lado do comandante e do subcomandante da Guarda Municipal, Maurício de Souza e Marcelo Jandre, respectivamente.

Foto: Jefferson Viana

Com a palestra educativa, os alunos da unidade aprenderam noções básicas de trânsito de forma lúdica e interativa. Um ambiente para simular situações reais foi montado dentro da sala de aula, com carrinhos feitos de material reciclado e sinalizações. Durante a ação, os estudantes receberam orientações sobre placas de trânsito, semáforos e a maneira mais segura de atravessar a rua. Ao final da palestra, os participantes colocaram em prática tudo o que aprenderam durante o encontro.

Foto: Jefferson Viana

Para a diretora da escola, Viviane de Oliveira, é gratificante ver a alegria e a participação dos alunos. “Essa iniciativa é muitíssimo importante, não só pelo fato de ensinar em relação ao trânsito, algo que eles vão levar para a vida, mas também pela ronda escolar estar dentro da comunidade. Somos uma comunidade carente e, às vezes, eles não têm muito apoio em casa. Quando soube que viriam para cá, fiquei muito entusiasmada; as crianças estão amando e nós estamos muito felizes”, afirmou.

Realizado há três anos, o trabalho dos guardas civis municipais de Cabo Frio busca incentivar o cuidado e o interesse pela legislação de trânsito, buscando mudanças de comportamento e o respeito tanto às regras do trânsito quanto à parte ambiental. A iniciativa passou, ainda, por outras duas escolas de São Pedro da Aldeia, nos bairros Retiro e Morro do Milagre.