Escola Municipal José Teixeira Paulo realiza I Encontro de Inclusão em Foco

A Escola Municipal José Teixeira Paulo, no bairro Balneário, promoveu o I Encontro de Inclusão em Foco, realizado na sede da unidade escolar, durante a edição do terceiro encontro de Escola de Pais. A atividade foi desenvolvida pela equipe diretiva, de orientação educacional, professores e cuidadores de alunos especiais.

Foto: Divulgação | SEMED

A diretora da Escola, Neusa Melo, falou sobre o evento. “Aproveitando a Semana de Educação Inclusiva, fizemos o primeiro encontro de inclusão em foco. Realizamos no momento da Escola de Pais, que acontece em todo trimestre, sempre trabalhando com a comunidade escolar. Nosso foco é mostrar a superação das pessoas com deficiência, apresentar para a comunidade e para nossos alunos que mesmo com as limitações, é possível avançar na vida e alcançar o que deseja”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

Como parte da programação, a palestrante convidada, Carla Cristiane dos Santos, contou sobre os desafios que vivencia e sobre sua superação. Atualmente, ela é recepcionista plantonista, concursada no município de Macaé.

Foto: Divulgação | SEMED

Na ocasião, a mãe de aluno especial da escola, Juliane Brasil, deu um depoimento de sua história de vida, sobre ter um filho com deficiência, o tratamento que ele recebe e a ajuda proporcionada pela unidade escolar.  Os alunos e responsáveis presentes fizeram perguntas sobre o assunto abordado.

Foto: Divulgação | SEMED

Foi exibida a curta metragem espanhola “Cuerdas”, que fala sobre amizade e inclusão em uma história de duas crianças que superam as diferenças e aprendem juntas. No enredo, Maria é uma menina que vive em um orfanato e ao conhecer o novo amigo de classe, um menino com paralisia cerebral, ela tenta ajudá-lo de todas as formas a brincar e fazer parte da rotina escolar. Também foi exibido um vídeo com atividades que os alunos praticaram na Semana de Inclusão.

Foto: Divulgação | SEMED

De acordo com a orientadora educacional, Adriana Vieira, o tema se deu como conclusão do projeto da Semana de Inclusão, onde foram realizadas diversas atividades sobre a inclusão da pessoa deficiente na sociedade. “A participação das palestrantes convidadas proporcionou uma troca de experiência e superação de vida. O projeto é uma parceria da orientação educacional com a direção da escola, destinada à comunidade escolar, e só é possível pelo comprometimento de todos”, afirmou.