São Pedro da Aldeia é representado em Fórum Estadual Conselhos de Alimentação Escolar

Servidores da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia e representantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) participaram do Fórum Estadual Conselhos de Alimentação Escolar, realizado na Seeduc, no município do Rio de Janeiro. Participaram da ação a responsável pelo setor de nutrição Escolar, Gabrielle Almeida, a responsável pelo setor de Prestação de Contas, Luciana Amorin, a presidente do CAE, Marlene Correia, e a secretária do conselho, Ana Laura.

Foto: Divulgação | SEMED

Segundo a responsável pelo setor de Nutrição Escolar, Gabrielle Almeida, as palestras ministradas no Fórum foram muito produtivas. “É bom entender como funciona o Conselho de Alimentação Escolar, como os órgãos veem as escolas, além de ser importante saber o que vão verificar para que possamos ajudar e fazer as coisas da forma correta”, destacou.

A programação contou com palestras sobre ligação e chamada pública da Agricultura Familiar, ministrada por representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Transparência e Prestação de contas, conduzida por representantes do Tribunal de Contas da União (TCU); Segunda Sem Carne, temática desenvolvida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), além de planos de ação e troca de experiências entre os participantes.

Foto: Divulgação | SEMED

Ao longo do evento, foram abordados assuntos como cardápio com assinatura da nutricionista responsável, etiquetas de validade nos alimentos, transparência, prestação de contas e orientações aos participantes/membros do CAE sobre fiscalização, entre outras questões.

Na ocasião, foi mencionada a ação “Segunda Sem Carne”, já implantada em algumas unidades escolares municipais no Brasil. Com o lema “Segunda Sem Carne pela Saúde e pelo Planeta”, a campanha já alcançou o primeiro lugar em adesão no Brasil, de acordo com dados divulgados durante a palestra. Foi criado o hambúrguer de feijão, consumido as segundas-feiras em algumas escolas municipais do país, em substituição a carne neste dia da semana. A explicação apresentada leva em consideração a quantidade de aminoácidos presentes no arroz e no feijão que são recomendados para ingestão, podendo, ainda, diminuir o risco de diabetes e doença cardiovascular.

“Dou todo o apoio a campanha ‘Segunda sem Carne’ , acho que seria interessante para o município aldeense implementar o que já está acontecendo em município maiores, sem contar que, dessa forma, ajudaríamos o Meio Ambiente do nosso jeito”, disse Gabrielle Almeida.