Escolas Municipais recebem responsáveis e alunos para a retirada de atividades impressas

Desde a segunda semana do mês de julho, as escolas da rede municipal de São Pedro da Aldeia começaram a realizar a entrega do material impresso, que atenderá aos 13.055 alunos com atividades durante o período de suspensão das aulas devido à pandemia de Coronavírus.  A medida é uma das orientações de um conjunto de diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), homologado no dia 29 de maio pelo Ministério da Educação (MEC).

O conjunto de normativas orienta a gestão na busca de alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, a fim de permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a situação de emergência. A restrição de acesso à plataforma foi iniciada após o parecer do Conselho Municipal de Educação (CME), que regulamenta as atividades não presenciais no período de suspensão emergencial de aulas em virtude da pandemia da COVID-19.

Uma das unidades escolares que atendeu alunos e responsáveis, seguindo o cronograma de entrega, na última quarta-feira (22/07), foi a E.M. Profª Dulcinda Jotta de Souza, no bairro São João. A diretora da escola, Lucileia Conceição de Souza, falou sobre a entrega, que segundo ela, ocorreu de forma tranquila. A dispensação das atividades foi dividida em dois dias, em uma escala entre os turnos da manhã e tarde, a fim de evitar aglomeração nos interiores do colégio.

“Na parte da manhã foram entregues as atividades do 9º e 6º ano e a tarde para o 8º e7º ano, mas quando o responsável tem um aluno do 6º e 8º anos matriculado nas escolas, a gente entrega junto para facilitar”, disse a diretora, que ainda revelou a satisfação dos pais e responsáveis com a qualidade do material.

Diretora da E. M. Profª Dulcinda Jotta de Souza recebe responsáveis e alunos para retirada de material impresso oferecido pela SEMED.
Foto: Renato Fulgoni

A Carla do Nascimento de Oliveira, mãe do aluno do 9º ano, Samuel Nascimento Mariano,  foi uma das responsáveis presentes no momento da retirada. Carla explicou que, inicialmente, a pandemia trouxe insegurança em relação aos estudos do filho, mas com as atividades da plataforma e o material impresso, tudo começou a entrar novamente nos eixos. Ela contou também, sobre como está lidando atualmente com as questões causadas pelo coronavírus.

“Eu, como mãe, acabo me envolvendo no processo de aprendizado e com isso, além de passar mais tempo juntos, se torna mais divertido. Nesse momento tão difícil que a gente está vivendo na pandemia, temos que procurar fazer o melhor, dar mais um pouco de atenção aos nossos filhos. Espero que tudo volte ao normal, apesar de achar que nada vai ser como antes, é torcer para que tudo dê certo”, revelou o seu desejo para o futuro.

Carla auxilia o filho na execução das atividades impressas

Atenção aos alunos inclusos

Preservando a inclusão na rede escolar de todos os alunos, a Secretaria de Educação também está realizando a entrega de atividades para os alunos da Educação Especial. Todo o material, que foi elaborado pela equipe diretiva e de Assessoramento Pedagógico do Emespp (Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade), juntamente com equipe da Coordenação da Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, contempla a deficiência ou transtorno global de cada aluno, visando o desenvolvimento e habilidade de cada um.

As atividades contêm instruções e são de caráter lúdico, a fim de que o aluno possa ter uma aprendizagem significativa, sempre explorando os componentes curriculares também aliados à Base Nacional Comum Curricular.

A E.M. Profª Dulcinda Jotta de Souza também entregou atividades aos alunos inclusos
Foto: Renato Fulgoni

A Orientadora Educacional, Madelaine Corrêa Coutinho, explicou como está sendo a receptividade dos pais e responsáveis dos alunos que demandam atenção individualizada. “Foi montado um grupo onde são prestadas orientações e sugestões via aplicativo de mensagens. Existe uma troca, onde os pais também sugerem e mostram o que estão fazendo para ajudar no aprendizado do filho. Então, além de estarem bem receptivos com o novo material, eles também estão bem participativos”, ressaltou a orientadora.