Exposição “Educando com Arte” é aberta em São Pedro da Aldeia

O último sábado (16) foi marcado pela abertura da exposição permanente de quadros da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (ALeART), “Educando com Arte”, sediada no prédio da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia. O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, participou da programação, ao lado dos artistas plásticos responsáveis pelas obras expostas. O evento foi conduzido pelo presidente da Academia, Carlos Alberto Foureaux, e contou com apresentação dos artistas acadêmicos, visitação no espaço e coquetel.

Foto Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, afirmou que a parceria com a ALeART nasceu a partir de um incomodo que teve com as paredes desocupadas e sem vida da SEMED. “Utilizamos os nossos corredores como espaço de exposição permanente, abrindo oportunidades para nossos artistas regionais e também favorecendo essa aproximação de suas obras com o público que frequenta o prédio. Percebemos que, desde as instalações dos quadros, as pessoas param, olham, fazem comentários e perguntas sobre as telas. Precisamos fazer a arte acontecer, dessa interação e contato constante. Temos o entendimento que o equipamento público é para o público, que o espaço é do município e muito propício para essa integração com artes diversas”, destacou.

Foto Lílian Souza

Algumas telas foram produzidas durante um encontro de pintores da ALeART, na Praça Agenor Santos, que comemorou o 13º aniversário da Academia. Apesar do tema livre, grande parte das pinturas homenageia o município aldeense e seus monumentos. As obras ficarão expostas nos corredores do prédio por tempo indeterminado. A exposição tem como objetivo dar vida e cor aos corredores da SEMED, valorizando, ainda, os artistas locais. Ao todo, são 69 quadros expostos.

Foto Lílian Souza

Fundada em 03 de setembro de 2006, a ALeART é uma instituição sem fins lucrativos voltada à promoção de valores da arte acadêmica nas áreas de pintura, desenho, escultura e letras. Atualmente, a entidade conta com 32 artistas plásticos e oito poetas associados.

Foto Lílian Souza

“O espaço era vazio e o secretário nos pediu para ocuparmos com as obras, o que fizemos maravilhosamente bem. Nossos artistas estão gostando da exposição e também de toda atenção que está sendo dada por parte da Secretaria de Educação. Cada artista pegou seus melhores quadros e apresentou a essa exposição, com o tema livre”, explicou o presidente da ALeART, Carlos Alberto Foureaux.

Foto Lílian Souza

Na ocasião, foram feitas apresentações de textos e poesias autorais, produzidos pelos artistas da ALeART. A Miss Pré-Teen aldeense, Heloisa Lessa, marcou presença no evento e contou sobre suas conquistas como miss.

Foto Lílian Souza

Também estiveram presentes na exposição o coordenador geral de Infraestrutura da SEMED, Valdeir Oliveira; a coordenadora do Centro de Formação Continuada, Iara Azevedo; o coordenador de Educação do Campo, Ubirajara Ramos, a diretora da Escola M. Quilombola, Rafaela Muniz, e o agente de desenvolvimento do município, Paulo Jorge dos Santos.

Foto Lílian Souza

A Secretaria está localizada na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal