Exposição “Educando com Arte” é aberta em São Pedro da Aldeia

Categorias

Exposição “Educando com Arte” é aberta em São Pedro da Aldeia

O último sábado (16) foi marcado pela abertura da exposição permanente de quadros da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (ALeART), “Educando com Arte”, sediada no prédio da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia. O secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, participou da programação, ao lado dos artistas plásticos responsáveis pelas obras expostas. O evento foi conduzido pelo presidente da Academia, Carlos Alberto Foureaux, e contou com apresentação dos artistas acadêmicos, visitação no espaço e coquetel.

Foto Lílian Souza

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, afirmou que a parceria com a ALeART nasceu a partir de um incomodo que teve com as paredes desocupadas e sem vida da SEMED. “Utilizamos os nossos corredores como espaço de exposição permanente, abrindo oportunidades para nossos artistas regionais e também favorecendo essa aproximação de suas obras com o público que frequenta o prédio. Percebemos que, desde as instalações dos quadros, as pessoas param, olham, fazem comentários e perguntas sobre as telas. Precisamos fazer a arte acontecer, dessa interação e contato constante. Temos o entendimento que o equipamento público é para o público, que o espaço é do município e muito propício para essa integração com artes diversas”, destacou.

Foto Lílian Souza

Algumas telas foram produzidas durante um encontro de pintores da ALeART, na Praça Agenor Santos, que comemorou o 13º aniversário da Academia. Apesar do tema livre, grande parte das pinturas homenageia o município aldeense e seus monumentos. As obras ficarão expostas nos corredores do prédio por tempo indeterminado. A exposição tem como objetivo dar vida e cor aos corredores da SEMED, valorizando, ainda, os artistas locais. Ao todo, são 69 quadros expostos.

Foto Lílian Souza

Fundada em 03 de setembro de 2006, a ALeART é uma instituição sem fins lucrativos voltada à promoção de valores da arte acadêmica nas áreas de pintura, desenho, escultura e letras. Atualmente, a entidade conta com 32 artistas plásticos e oito poetas associados.

Foto Lílian Souza

“O espaço era vazio e o secretário nos pediu para ocuparmos com as obras, o que fizemos maravilhosamente bem. Nossos artistas estão gostando da exposição e também de toda atenção que está sendo dada por parte da Secretaria de Educação. Cada artista pegou seus melhores quadros e apresentou a essa exposição, com o tema livre”, explicou o presidente da ALeART, Carlos Alberto Foureaux.

Foto Lílian Souza

Na ocasião, foram feitas apresentações de textos e poesias autorais, produzidos pelos artistas da ALeART. A Miss Pré-Teen aldeense, Heloisa Lessa, marcou presença no evento e contou sobre suas conquistas como miss.

Foto Lílian Souza

Também estiveram presentes na exposição o coordenador geral de Infraestrutura da SEMED, Valdeir Oliveira; a coordenadora do Centro de Formação Continuada, Iara Azevedo; o coordenador de Educação do Campo, Ubirajara Ramos, a diretora da Escola M. Quilombola, Rafaela Muniz, e o agente de desenvolvimento do município, Paulo Jorge dos Santos.

Foto Lílian Souza

A Secretaria está localizada na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade