Formação continuada em Educação Escolar Quilombola é ministrada para servidores da unidade

A equipe da Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, está participando de uma formação continuada em Educação Escolar Quilombola. O segundo encontro aconteceu na sede da unidade escolar e foi conduzido pelo coordenador de História, Ricardo Andrade, e pela coordenadora de Avaliações Internas e Currículos, Carmensita Faria, em parceria com a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas Rurais (CONAQ), Gessiane Ambrósio, o representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidnei Peres, e o membro da Comunidade Quilombola, Roberto Santos, conhecido como Robertão.

Foto: Divulgação | SEMED

O objetivo da formação é oferecer abordagens teóricas e práticas relativas a temáticas que permeiam o contexto cultural no qual estão inseridos os alunos da Escola M. Quilombola. O curso está estruturado conforme a Diretriz Curricular Nacional em Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ).

Foto: Divulgação | SEMED

A diretora da escola, Rafaela Muniz, destacou que o curso de “Educação Escolar Quilombola”, ofertado pela SEMED, está sendo colocado em prática desde o mês de agosto. “A capacitação está sendo ofertada para os professores e demais servidores da escola. Estamos aprofundando os estudos necessários para colocar em prática e (re)pensar o currículo escolar quilombola. A participação de todos os envolvidos é de suma importância para o momento vivenciado na unidade escolar”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

No mês de setembro, o tema do encontro foi “A história do movimento quilombola e o contexto da comunidade da caveira”. A capacitação prevê encontros presenciais, práticas pedagógicas, incluindo planejamento, aplicação e relatório, e um encontro para deliberação do currículo. De acordo com o planejamento semestral, nos meses de outubro, novembro e dezembro também acontecerão novos encontros.