Formação continuada em Educação Escolar Quilombola é ministrada para servidores da unidade

Categorias

Formação continuada em Educação Escolar Quilombola é ministrada para servidores da unidade

A equipe da Escola M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, está participando de uma formação continuada em Educação Escolar Quilombola. O segundo encontro aconteceu na sede da unidade escolar e foi conduzido pelo coordenador de História, Ricardo Andrade, e pela coordenadora de Avaliações Internas e Currículos, Carmensita Faria, em parceria com a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Quilombolas Rurais (CONAQ), Gessiane Ambrósio, o representante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sidnei Peres, e o membro da Comunidade Quilombola, Roberto Santos, conhecido como Robertão.

Foto: Divulgação | SEMED

O objetivo da formação é oferecer abordagens teóricas e práticas relativas a temáticas que permeiam o contexto cultural no qual estão inseridos os alunos da Escola M. Quilombola. O curso está estruturado conforme a Diretriz Curricular Nacional em Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ).

Foto: Divulgação | SEMED

A diretora da escola, Rafaela Muniz, destacou que o curso de “Educação Escolar Quilombola”, ofertado pela SEMED, está sendo colocado em prática desde o mês de agosto. “A capacitação está sendo ofertada para os professores e demais servidores da escola. Estamos aprofundando os estudos necessários para colocar em prática e (re)pensar o currículo escolar quilombola. A participação de todos os envolvidos é de suma importância para o momento vivenciado na unidade escolar”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

No mês de setembro, o tema do encontro foi “A história do movimento quilombola e o contexto da comunidade da caveira”. A capacitação prevê encontros presenciais, práticas pedagógicas, incluindo planejamento, aplicação e relatório, e um encontro para deliberação do currículo. De acordo com o planejamento semestral, nos meses de outubro, novembro e dezembro também acontecerão novos encontros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade