Grupo de trabalho tem primeira reunião sobre Museu do Sal

O grupo de trabalho que irá discutir a etapa final das obras do Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos e as providências para a inauguração teve a sua primeira reunião nesta quinta-feira (28), no Centro de Informações Turísticas, na Praia do Centro de São Pedro da Aldeia. Participaram do encontro o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, além de representantes das secretarias de Urbanismo, Ordem Pública e Governo.

Foto: Renato Fulgoni

No encontro, foram discutidas as funções de cada secretaria nas etapas que se seguirão até a entrega da obra, prevista para o primeiro semestre de 2020, como a montagem do acervo museológico, a legalização do equipamento, contratação de pessoal, divulgação, entre outras.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, comentou sobre a importância desses encontros para a execução de um bom trabalho nesse espaço que será o primeiro do país a preservar a memória da indústria salineira.

Foto: Renato Fulgoni

“Aqui na Região dos Lagos, vários municípios tentaram criar esse museu, mas São Pedro da Aldeia teve o privilégio de obter essa verba via Ministério do Turismo e receber a doação do terreno e do casarão por parte da família Mattos para a obra. Temos de nos esmerar para fazer o melhor possível, já que a expectativa de procura pelo equipamento será grande”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está sendo construído no bairro Balneário das Conchas, às margens da RJ-140, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com verba do Ministério do Turismo e acompanhamento da Prefeitura de São Pedro da Aldeia.