Dia D de Conscientização das Pessoas com Deficiência será nesta terça-feira (03)

Para marcar a comemoração pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, em São Pedro da Aldeia, vai receber nesta terça-feira (03), das 10h às 16h, o “Dia D de Conscientização das Pessoas com Deficiência”. O evento vai contar com palestras, exposição de cartazes informativos, orientações sociais, dinâmicas e atividades lúdicas e de caráter educativo, abertas à população em geral. A ação é uma iniciativa voluntária de um grupo de mães de crianças com deficiência da cidade e conta com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Governo e de Esportes e Lazer.

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, a data tem como objetivo informar a população sobre todos os assuntos relacionados às deficiências, sejam elas físicas ou mentais. Além disso, o dia também busca promover uma conscientização sobre a importância da inclusão social.

Uma das profissionais a frente do movimento, a médica e voluntária Ângela Del Rosário falou sobre a iniciativa. “A nossa proposta é esclarecer a população para que procurem, cada vez mais cedo, por informação e para que tenham o cuidado com a prevenção, porque muitas vezes é pela falta da prevenção que a deficiência acaba surgindo. Nesse chamado ‘Dia D’, pretendemos levar esclarecimentos sobre todas as deficiências de uma forma geral, seja auditiva, visual, física, intelectual ou deficiências múltiplas. A Prefeitura, particularmente a Secretaria de Governo, tem dado um aporte muito bom para que a gente possa estar divulgando melhor, interagindo e mostrando as situações”, afirmou.