Representantes de São Pedro da Aldeia participam de Seminário Estadual do Programa ACESSUAS Trabalho

Representando o município de São Pedro da Aldeia, o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, a coordenadora municipal de Qualificação Profissional, Vanusa de Arruda, a assessora adjunta da gestão do SUAS da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Wânia da Costa, e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Rua do Fogo, Monique Pinheiro, participaram, nesta quinta-feira (28), do I Seminário Estadual de Articulação Intersetorial do Programa Acessuas Trabalho, realizado no Centro do Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Governo do Estado, reuniu secretários e gestores de 37 cidades do Estado do Rio e teve como objetivo apresentar um panorama do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, além de promover a troca de experiências entre os municípios.

Responsável pela pasta do Trabalho, o secretário Dimas Tadeu falou sobre a a participação no evento. “O Seminário sobre o Programa Acessuas Trabalho mostrou que, acima de tudo, a questão do acesso ao mercado de trabalho é um tema que perpassa também pela Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico e todos nós, em conjunto, temos que buscar ações para trazer resultados. Estamos falando em dar oportunidade não só às famílias, homens e mulheres, em situação de risco, mas principalmente ao jovem na questão do acesso ao primeiro emprego. Além disso, para São Pedro da Aldeia, nós abrimos uma possibilidade de negociação, em articulação junto ao Governo do Estado e à Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, para fazermos a implementação de uma unidade do Sine, que será um grande avanço nessa área”, destacou.

O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) foi instituído pelo Governo Federal e busca a autonomia dos usuários da Política de Assistência Social por meio de ações integradas, visando oportunizar o acesso ao mundo do trabalho e incentivar o empreendedorismo. O programa tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 14 e 59 anos, usuários dos equipamentos da Secretaria de Assistência Social, como CRAS, CREAS e outros.

O I Seminário Estadual de Articulação Intersetorial do Programa Acessuas Trabalho abordou, entre outros assuntos, sugestões de temáticas e de conteúdo a serem trabalhados nos municípios, além de orientações sobre o financiamento e aplicação dos recursos do Programa. São Pedro da Aldeia é um dos 37 municípios no Estado que fizeram a adesão ao Programa.

“A participação da nossa Secretaria nesse Seminário foi de extrema importância para a troca de experiência sobre boas práticas e para adquirirmos um conhecimento mais profundo sobre o Programa. Essa troca com a Secretaria de Trabalho também foi fundamental para pensarmos em estratégias e caminhos futuros, como a oferta de oficinas e de cursos profissionalizantes para os nossos usuários, que são o público prioritário”, destacou a assessora adjunta da gestão do SUAS da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Wânia da Costa.