Search

Inauguração da Casa do Papai Noel abre temporada natalina em São Pedro da Aldeia

Tradicional atração natalina contou com a chegada do Bom Velhinho pela Lagoa de Araruama

Um clima de emoção, encantamento e magia tomou conta das ruas do Centro de São Pedro da Aldeia na noite desta quarta-feira (15) com a inauguração oficial da Casa do Papai Noel. Dezenas de famílias acompanharam de perto a chegada inédita do Bom Velhinho pela Lagoa de Araruama, marcando a abertura da temporada de Natal na cidade. O mais novo espaço natalino, sediado na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, vai funcionar até o dia 14 de janeiro, com visitação gratuita todos os dias das 14h às 22h e a presença do Papai Noel de terça a domingo, a partir das 19h.

Este ano, o Papai Noel desembarcou na Praia do Centro e seguiu um percurso pelas ruas do Centro
Foto: Robson Cruz

Destaque na programação de abertura, a chegada do Papai Noel de barco pela Lagoa de Araruama atraiu crianças, jovens e adultos ao deck da Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro. De lá, com o apoio de uma viatura da Guarda Municipal, o Bom Velhinho percorreu as ruas do Centro saudando moradores e comerciantes. O prefeito Fábio do Pastel prestigiou a noite de estreia da casa após um compromisso na capital do Estado.

O prefeito Fábio do Pastel prestigiou a noite de estreia após cumprir agenda na capital do Estado
Foto:
Divulgação

A lojista Carla Silva foi uma das primeiras a chegar à Casa da Cultura, acompanhada do filho Gabriel, de nove anos, e da mãe, Sofia, de 67 anos, que veio do Rio de Janeiro para curtir a temporada natalina na cidade. “Fiz questão de trazer o meu filho e a minha mãe porque é importante resgatarmos esse espírito natalino, que nada tem a ver com a pandemia. As crianças, como nós, sentiram muito as perdas, ficaram confinadas em casa durante muito tempo e mereciam ter esse momento de felicidade. É muito bom saber que a Prefeitura se preocupou em manter a Casa do Papai Noel, com conscientização e o respeito às medidas contra a Covid, porque eu vejo como algo muito importante também para o comércio local e para atrair o turismo”, destacou a comerciante, moradora há dois anos do bairro Poço Fundo.

A família Silva foi uma das primeiras a conhecer a Casa do Papai Noel este ano
Foto: Robson Cruz

Quem compareceu ao evento de inauguração também pôde curtir de perto a apresentação de street dance das crianças e adolescentes do estúdio de dança Master Dance Centro Artístico. Na presença do secretariado municipal, o secretário adjunto de Cultura, Thiago Marques, fez o descerramento do laço e deu as boas-vindas aos presentes.

A apresentação do grupo de dança do Master Dance Centro Artístico foi um dos destaques da programação de abertura
Foto: Robson Cruz

“Quero agradecer aos meus colegas secretários que foram grandes parceiros e ao prefeito Fábio do Pastel por todo o apoio a esse projeto, por nos dar condições de realizar esse evento e abrir a Casa do Papai Noel este ano. Agradeço também a toda minha equipe, que trabalhou muito e em curto espaço de tempo para entregar esse espaço fantástico para a população. Estamos muito felizes com essa inauguração e desejamos a todos uma temporada de Natal de muita alegria e esperança em São Pedro da Aldeia”, disse.

Foto: Robson Cruz

Totalmente renovada, a Casa do Papai Noel ganhou mais de 30 novas mobílias em estilo colonial confeccionadas pelos artistas plásticos Flávio Rangel e Marcio Alexandre Simas. A escultura do presépio de 1,60 metros de altura em 3D, assinada por Rangel, recebeu destaque e iluminação especial na entrada da Casa, assim como a lareira da sala – outro ponto alto da decoração temática.

Casa ganhou mais de 30 novas mobílias e um presépio decorativo esculpido em 3D confeccionado pelo artista plástico Flávio Rangel
Foto: Bruninho Volotão

“A prefeitura está de parabéns. É uma atração muito bacana, um momento para a gente resgatar os costumes da infância e essa fase tão gostosa do Natal. A estrutura deste ano melhorou muito, superou as nossas expectativas. A presença do Papai Noel também é muito acolhedora e com certeza é um diferencial”, destacou o militar da ativa Jonathan Costa, que compareceu ao espaço com a esposa e o filho de cinco anos de idade.

Jonathan, Viviane e o pequeno Caleb marcaram presença na inauguração do espaço
Foto: Robson Cruz

O lar também ganhou ambientes inéditos, como a biblioteca cenográfica e o quarto do Papai Noel. Ornamentado com diversos adereços natalinos, o cômodo conta, ainda, com um relógio de pé do acervo da Secretaria Adjunta de Cultura, que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX. Na oficina de brinquedos, projetada cenograficamente, as crianças pequenas também podem brincar no tradicional trenzinho, outro atrativo de destaque na exposição natalina.

Na oficina cenográfica de brinquedos, as crianças pequenas podem brincar no trenzinho
Foto:
Bruninho Volotão

A noite de abertura também contou com a presença especial de nove crianças da ONG Aldeia da Infância Feliz, do bairro Balneário. Há 23 anos, a instituição oferece cuidado e acolhimento institucional a crianças e adolescentes do município em situação de vulnerabilidade social, fruto de negligência, maus tratos, abandono, violências ou abusos por seus familiares ou responsáveis.

A convite da Secretaria de Cultura, as crianças do abrigo Aldeia da Infância Feliz participaram da noite de estreia
Foto: Robson Cruz

“Essa é a primeira programação cultural que as nossas crianças estão participando depois do início da pandemia. Ficamos muito felizes e agradecidos à Secretaria de Cultura por esse convite e nos sentimos privilegiados por participar desse momento tão único e especial. As crianças ficaram encantadas com a Casa e com os presentes que elas ganharam. Com certeza, uma atividade como essa contribui imensamente para a grande proposta do nosso trabalho, que é promover a reintegração dessas crianças ao convívio familiar e social”, destacou a coordenadora do abrigo, Sandra Jardim.

Um dos cômodos inéditos da Casa, o quarto do Papai Noel ganhou novos móveis e um relógio de pé que pertenceu à Câmara Municipal no século XIX
Foto:
Bruninho Volotão

A Casa do Papai Noel fica na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Excepcionalmente nesta sexta-feira (17) e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro, Dia Mundial da Paz, o espaço estará fechado para visitação.

Excepcionalmente nesta sexta (17) e nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro a Casa estará fechada para visitação
Foto: Bruninho Volotão

Dentre as autoridades municipais presentes no evento de inauguração, estiveram ainda o vice-prefeito Dr. Júlio Queiroz, os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior; de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes; de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo Azevedo; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira Teixeira; e de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, a controladora-geral Danielle Prudente, os vereadores Márcio Soares e Jean Pierre Borges, o chefe de gabinete do prefeito, Moisés Batista e o assessor especial do prefeito, Edmilson Bittencourt.

Decoração natalina

Além da Casa do Papai Noel, o projeto de Natal executado pela Secretaria Adjunta de Cultura contemplou ainda a decoração natalina em pontos estratégicos da cidade. Na Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, uma árvore de Natal de cerca de oito metros de altura foi instalada. O deck e os canteiros da praça também ganharam vida e um colorido especial com a instalação de luzes. A Avenida São Pedro e a Praça Dr. Plínio de Assis Tavares (Praça do Canhão) também foram enfeitadas com adereços iluminados.

Na Praça Agenor Santos, a Igreja Matriz e o convento dos jesuítas, que fazem parte do conjunto arquitetônico histórico do município, foram iluminados e a praça também ganhou uma árvore de led, de cerca de seis metros de altura.

Praça Agenor Santos recebeu decoração especial
Foto: Robson Cruz

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui