Inscrições para participação na 3ª Conferência Municipal de Cultura terminam nesta quarta-feira (20)

Participantes poderão ajudar o Poder Público na construção de políticas públicas para o setor cultural

Termina, na próxima quarta-feira (20), o período de inscrições para participação na 3º Conferência Municipal de Cultura de São Pedro da Aldeia. As inscrições podem ser feitas na página da Secretaria Adjunta de Cultura (clique AQUI para acessar o formulário). O evento acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, exclusivamente on-line, via plataforma Sympla Streaming, com o objetivo de avaliar, debater e propor políticas públicas nos setores de arte e cultura.

Qualquer morador com idade mínima de 16 anos pode participar como observador, mas para ter direito a voz e voto é preciso estar cadastrado no Mapeamento Municipal de Cultura (clique AQUI para preencher o Cadastro Municipal de Cultura).

De acordo com o secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, a participação da sociedade civil é fundamental. “A conferência é um importante instrumento de participação popular; é a instância máxima de articulação entre o governo e a população, por meio das organizações culturais e dos diversos segmentos sociais. É o momento do debate coletivo das demandas locais. Por isso, é fundamental que toda a sociedade esteja presente, nos ajude a elaborar um planejamento e a definir metas que atendam as expectativas do setor no município em longo prazo”, destacou.

Com o tema “Desafios da reestruturação do Sistema Municipal de Cultura e perspectivas futuras”, a conferência vai propor discussões em torno de cinco eixos temáticos, enfocando aspectos como direito à cultura, educação, democratização do acesso e preservação do patrimônio cultural, dentre outros. A programação também vai contar a eleição dos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural e apresentação de dados referentes à execução da Lei Aldir Blanc no município.

Segundo a diretora municipal de Produção Cultural, Maria Carolina Gouvêa, a realização da 3ª Conferência é, também, resultado do empenho da atual gestão em cumprir com a legislação. “Segundo a Lei 2.527/2014, a Conferência deveria acontecer ordinariamente a cada dois anos, mas quando assumimos a gestão da Secretaria, apenas duas conferências tinham sido realizadas. Uma em 2013, que resultou na criação da lei do Sistema Municipal de Cultura, e outra em 2017, que resultou na criação da Lei do Plano Municipal de Cultura. Desde o início, nossa grande preocupação tem sido reestruturar o Sistema de Cultura e fazer com que todos os seus elementos constitutivos, como o Conselho de Cultura, sejam reativados e funcionem plenamente”, ressaltou.

O link para acesso à transmissão da Conferência no Sympla Streaming será enviado por e-mail aos participantes inscritos. Para acessar o Sympla, é necessário baixar e instalar o Zoom no dispositivo (computador ou smartphone). Também é possível acessar a videoconferência diretamente pelo site www.sympla.com.br, na aba Ingressos. Neste caso, basta criar uma conta ou fazer login, caso já tenha uma.