Jovens aldeenses recebem certificação da Fundação Ulysses Guimarães

Categorias

Jovens aldeenses recebem certificação da Fundação Ulysses Guimarães

Cerca de 40 jovens de diversos bairros de São Pedro da Aldeia receberam a certificação da Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RJ) no curso intensivo “Cidadania: Aprendizagem para a Transformação Social”. Com carga horária total de 114h, as aulas foram ministradas em dois encontros no auditório do Cine Estação, no centro da cidade, em uma parceria com a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. A entrega dos certificados contou com a presença da secretária geral da instituição, Sávia Midiã, e do representante municipal da Fundação e ex-parlamentar juvenil, Wagner Muniz.

Foto: Cláudio Costa

A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, destacou o apoio dado ao projeto. “Estaremos sempre de portas abertas para abraçar os projetos em benefício da nossa juventude. O Curso de Cidadania certamente ajudou muito os nossos jovens aldeenses a desenvolver o senso crítico. Nosso desejo é que novos cursos possam vir e que mais alunos possam participar desse circuito contínuo de formação e educação”, destacou.

Foto: Cláudio Costa

Dividido em três módulos, o curso gratuito faz parte do projeto “FUG na Estrada”, que tem como proposta interiorizar as ações da instituição para diversas regiões do Estado. Em São Pedro da Aldeia, a iniciativa reuniu 44 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, com idades entre 15 e 19 anos, moradores de bairros como Botafogo, Balneário, São João, Campo Redondo, Rua do Fogo, São Mateus, Recanto do Sol, Colina, Morro do Milagre e Porto do Carro.

Foto: Cláudio Costa

“A FUG-RJ acredita que a educação liberta e é muito gratificante ver a juventude de São Pedro da Aldeia cada vez mais integrada e querendo ter voz. Fico muito feliz em retornar ao município mais uma vez e ver que este trabalho só cresce. Parabéns aos novos alunos”, destacou a representante da Fundação Ulysses Guimarães do Estado do Rio de Janeiro, a secretária geral Sávia Midiã.

Foto: Cláudio Costa

O conteúdo programático do curso incluiu a abordagem de conceitos como democracia, o papel do Estado e do cidadão, direitos e deveres previstos na Constituição, ativismo político, os instrumentos e canais de participação popular, entre outras temáticas relacionadas à compreensão das bases estruturantes para a construção de uma cidadania ativa e transformadora.

Foto: Cláudio Costa

Rayssa Fabrício, de 17 anos, foi uma das alunas capacitadas e certificadas. “O curso foi excelente em todos os quesitos e nos ajudou a enxergar a realidade, a se posicionar como cidadãos, a compreender o que está certo e o que não está e, principalmente, a nos relacionarmos com os meios significativos da sociedade”, afirmou.

Foto: Cláudio Costa

Responsável por trazer o curso para o município, Wagner Muniz enalteceu a parceria com a Prefeitura. “A parceria realizada entre a Secretaria aldeense de Cultura e a Fundação Ulysses Guimarães se deu através da secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques. Ela mostrou-se solícita e companheira com os projetos apresentados, sempre parceira, receptiva e muito acolhedora”, salientou.

Foto: Cláudio Costa

A entrega dos certificados contou, ainda, com bate-papo sobre o exercício da cidadania e a presença do jovem Alex Terra, aluno do CIEP 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo, eleito para representar o município de São Pedro da Aldeia no Parlamento Juvenil da ALERJ.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade