Programa Saúde na Escola faz ação no CIEP Professor Cordelino Teixeira Paulo

Profissionais da rede municipal de Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizaram uma palestra no CIEP 146 – Professor Cordelino Teixeira Paulo, no centro da cidade. A atividade foi solicitada ao PSE por um professor da unidade estadual de ensino. A temática Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS foi abordada junto aos alunos do 8º e 9º ano.

créditos: Jefferson Viana

Durante a palestra, a enfermeira Talita Moreira de Souza e a técnica de enfermagem Thainá dos Passos Lopes Amaral, que trabalham na Unidade Básica de Saúde do Fluminense, abordaram assuntos como as Infecções Sexualmente Transmissíveis, AIDS, métodos contraceptivos, realização de testes rápidos de sífilis, hepatites, HIV e tratamentos das doenças que podem ser identificadas, entre outros.

créditos: Jefferson Viana

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Luciana Bueno, falou sobre a iniciativa.

“Mesmo o CIEP sendo uma unidade estadual, eles nos pediram esse auxílio. A necessidade de levar essa palestra aos alunos do 8º e 9º anos foi identificada pelo professor de Biologia, Christian, que entrou em contato conosco. O pedido foi feito para que a Secretaria de Saúde pudesse contribuir com esse apoio profissional, levando mais informações aos adolescentes e jovens”, disse.

créditos: Jefferson Viana

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia com o apoio da Secretaria de Educação, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em 2019, as atividades do PSE passarão por todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, incluindo as creches.