Jovens aldeenses recebem certificação da Fundação Ulysses Guimarães

Cerca de 40 jovens de diversos bairros de São Pedro da Aldeia receberam a certificação da Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RJ) no curso intensivo “Cidadania: Aprendizagem para a Transformação Social”. Com carga horária total de 114h, as aulas foram ministradas em dois encontros no auditório do Cine Estação, no centro da cidade, em uma parceria com a Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura. A entrega dos certificados contou com a presença da secretária geral da instituição, Sávia Midiã, e do representante municipal da Fundação e ex-parlamentar juvenil, Wagner Muniz.

Foto: Cláudio Costa

A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, destacou o apoio dado ao projeto. “Estaremos sempre de portas abertas para abraçar os projetos em benefício da nossa juventude. O Curso de Cidadania certamente ajudou muito os nossos jovens aldeenses a desenvolver o senso crítico. Nosso desejo é que novos cursos possam vir e que mais alunos possam participar desse circuito contínuo de formação e educação”, destacou.

Foto: Cláudio Costa

Dividido em três módulos, o curso gratuito faz parte do projeto “FUG na Estrada”, que tem como proposta interiorizar as ações da instituição para diversas regiões do Estado. Em São Pedro da Aldeia, a iniciativa reuniu 44 estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, com idades entre 15 e 19 anos, moradores de bairros como Botafogo, Balneário, São João, Campo Redondo, Rua do Fogo, São Mateus, Recanto do Sol, Colina, Morro do Milagre e Porto do Carro.

Foto: Cláudio Costa

“A FUG-RJ acredita que a educação liberta e é muito gratificante ver a juventude de São Pedro da Aldeia cada vez mais integrada e querendo ter voz. Fico muito feliz em retornar ao município mais uma vez e ver que este trabalho só cresce. Parabéns aos novos alunos”, destacou a representante da Fundação Ulysses Guimarães do Estado do Rio de Janeiro, a secretária geral Sávia Midiã.

Foto: Cláudio Costa

O conteúdo programático do curso incluiu a abordagem de conceitos como democracia, o papel do Estado e do cidadão, direitos e deveres previstos na Constituição, ativismo político, os instrumentos e canais de participação popular, entre outras temáticas relacionadas à compreensão das bases estruturantes para a construção de uma cidadania ativa e transformadora.

Foto: Cláudio Costa

Rayssa Fabrício, de 17 anos, foi uma das alunas capacitadas e certificadas. “O curso foi excelente em todos os quesitos e nos ajudou a enxergar a realidade, a se posicionar como cidadãos, a compreender o que está certo e o que não está e, principalmente, a nos relacionarmos com os meios significativos da sociedade”, afirmou.

Foto: Cláudio Costa

Responsável por trazer o curso para o município, Wagner Muniz enalteceu a parceria com a Prefeitura. “A parceria realizada entre a Secretaria aldeense de Cultura e a Fundação Ulysses Guimarães se deu através da secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques. Ela mostrou-se solícita e companheira com os projetos apresentados, sempre parceira, receptiva e muito acolhedora”, salientou.

Foto: Cláudio Costa

A entrega dos certificados contou, ainda, com bate-papo sobre o exercício da cidadania e a presença do jovem Alex Terra, aluno do CIEP 146 Professor Cordelino Teixeira Paulo, eleito para representar o município de São Pedro da Aldeia no Parlamento Juvenil da ALERJ.