Lançamento de “O Livro dos Sonhos – O Caçador de Espíritos” reúne artistas na Casa da Cultura

A Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em São Pedro da Aldeia, foi sede, na noite desta quinta-feira (04), para o lançamento do segundo livro do escritor e jornalista Renato Fulgoni. O evento reuniu diversas personalidades do cenário cultural e artístico do município e da Região dos Lagos, além de jovens estudantes da rede pública e particular. A obra, intitulada “O Livro dos Sonhos – O Caçador de Espíritos”, é da Editora Foco e a segunda da trilogia de suspense, lançada pelo autor em 2018. Além de coquetel, a programação contou com sessão de autógrafos e apresentações de balé das alunas do Centro Cultural Passos Para o Futuro, do bairro São João.

Foto: Jefferson Viana

A secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, prestigiou o evento. “A Casa de Cultura estará sempre de portas abertas para esses novos artistas. É com grande alegria que recebemos esse lançamento do nosso querido Fulgoni, funcionário público, nosso amigo de trabalho e um profissional que nos dá muito orgulho. Com esse feito, nós queremos deixar essa mensagem a todos os aldeenses, que conheçam o mundo da literatura, aprendam, busquem conhecimento e possam sonhar assim como ele. Isso é cultura”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Acompanhado pela família, o escritor e jornalista Renato Fulgoni falou sobre o momento. “Hoje eu recebi amigos que vou levar no coração para o resto da vida, é uma emoção que não consigo descrever. Realizei um sonho, que foi o lançamento do meu primeiro livro, e essa é a continuação dessa jornada. Não é fácil publicar um livro, é uma guerra que a gente vence a cada dia, mas é muito bom ver todo esse projeto materializado. Quero agradecer a secretária Edlúcia e toda a equipe da Cultura que não mediram esforços para essa linda festa”, destacou o artista, que também é diretor de marketing, fotógrafo e editor de jornal. Atualmente, o autor também ocupa uma cadeira na Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos (ALeART).

Foto: Jefferson Viana

A história central da trilogia gira em torno do misterioso livro dos sonhos escrito por Adolpho Mister, um homem que viveu no século XV. Acusado de bruxaria, ele é perseguido pela Inquisição e queimado em uma fogueira. Contudo, antes de morrer, ele ainda teve tempo de amaldiçoar a humanidade. Em “O Caçador de Espíritos”, o espírito maligno de Adolpho Mister está de volta e uma nova cidade será alvo da sua vingança.  A saga de ficção é recheada de suspense, ação e muito mistério. O terceiro livro está previsto para ser lançado em meados do próximo ano.

Foto: Jefferson Viana

De Cabo Frio, a colunista e professora escritora Rosana Andrea Soares foi uma das personalidades presentes. “São Pedro da Aldeia, em toda a região, foi um município que teve muitos avanços na área cultural e está mantendo o seu desenvolvimento. A cidade é muito acolhedora e recebe bem os artistas. Eu tenho muita honra de ter amigos como o Renato, que é um grande parceiro e mais um autor maravilhoso que veio para somar, agregar e fazer a diferença nesse meio”, afirmou a educadora.

Foto: Jefferson Viana

“Estamos começando um trabalho aqui na região e a gente vê a quantidade de autores que estão surgindo. Felizmente, junto com esse movimento literário, estamos conseguindo fazer essa onda aumentar e se expandir. Esse é o nosso 13ª lançamento, o trabalho é muito bom e hoje as palmas são para o Renato Fulgoni porque ele merece”, afirmou o agente literário da Editora Foco, Cesar Mattos.

Foto: Jefferson Viana

A obra “O Livro dos Sonhos – O Caçador de Espíritos” estará disponível para venda a partir desta segunda-feira (08) na Rio Livraria e Papelaria, situada na Rua Duque de Caxias, n° 36, no Centro de São Pedro da Aldeia. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 14h. Os interessados também poderão adquirir o livro online no site da Livraria da Aldeia, no endereço eletrônico https://livrariadaaldeia.meloja.com.br/.

Foto: Jefferson Viana

Também participaram do lançamento na Casa da Cultura o chefe de gabinete da Prefeitura, Fernando Chaves, representando o prefeito Cláudio Chumbinho; a diretora municipal de Cultura, Rosângela Guimarães; o representante local da Fundação Ulysses Guimarães do Estado do Rio de Janeiro e do movimento juvenil aldeense, Wagner Muniz; entre outras autoridades municipais e membros da sociedade civil.