Melhoria no sistema viário é debatida com Conselho Estadual de Trânsito

Em reunião, realizada na Prefeitura de São Pedro da Aldeia, foram propostas ações para a redução do número de acidentes e curso de atualização para agentes municipais de trânsito

A melhoria das estatísticas do trânsito, a adoção de estratégias para a redução do número de acidentes, a implantação do Boletim de Atendimento a Ocorrências de Trânsito pela Guarda Municipal e a realização de curso de atualização para os agentes municipais de trânsito foram alguns dos principais temas abordados na reunião desta quinta-feira (03) entre o prefeito Cláudio Chumbinho e representantes do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ). O encontro contou com a presença do presidente do Cetran-RJ, Biracy Sá Valdez, do vice-presidente, Leonardo Pastana, e dos secretários municipais de Governo e de Segurança e Ordem Pública, Eronildes Bezerra e Jorge Ribeiro.

Ações discutidas têm como foco melhorar o trânsito e diminuir acidentes
Foto: Ryu Rodrigues

A visita teve como objetivo conhecer a realidade do município e entender as formas de atuação da Guarda Municipal na fiscalização, autuação, ordenamento e operacionalização do trânsito, as infrações mais típicas, o controle de lavraturas de auto de infração de trânsito e informações gerais sobre o sistema viário municipal, especialmente nas rodovias de acesso à cidade, a RJ-140 e a RJ-106.

“O investimento na melhoria do trânsito em São Pedro da Aldeia tem sido um grande compromisso da nossa gestão e essa articulação com os órgãos do Sistema de Trânsito no Estado é muito importante não só para compartilhar informações técnicas, mas principalmente trazer capacitação para os nossos agentes da Guarda Municipal”, destacou o prefeito Cláudio Chumbinho.

Cetran-RJ

O Conselho Estadual de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro é o órgão máximo do trânsito no Estado e tem como principais atribuições acompanhar e coordenar as atividades de administração, educação, engenharia, fiscalização, policiamento ostensivo de trânsito, formação de condutores, registro e licenciamento de veículos, articulando os órgãos do Sistema do Estado, estimular e orientar a execução de campanhas educativas de trânsito, além de julgar os recursos contra as infrações de trânsito em última instância administrativa nas multas de responsabilidade dos municípios e do Estado.

Foto: Ryu Rodrigues

De acordo com o presidente do Cetran-RJ, Biracy Sá Valdez, as pessoas costumam atribuir ao Cetran somente a figura de grande juizado em referência aos quantitativos de processos administrativos que tramitam nas prefeituras e secretarias municipais de transporte. No entanto, segundo ele, o Conselho é muito mais do que isso, pois o órgão está alinhado ao Detran e seu regimental jurídico, o Denatran, que tem como meta a redução do número de acidentes de trânsito.

“A nossa função nesse momento é começar a ser mais operacional dentro da nossa proposta, dando apoio aos prefeitos. Para que possamos instruir a Guarda, é importante que a gente mantenha esse elo, conheça a realidade do município, quais são os seus pontos críticos, as maiores dificuldades e saber de que forma os impactos no trânsito podem ser minimizados”, ressaltou o presidente.

Cooperação

Entre as propostas discutidas estiveram, ainda, a criação de uma estatística periódica de vítimas de acidentes de trânsito e o suporte do Cetran na área de Engenharia de Tráfego em São Pedro da Aldeia. “A ideia é prepararmos um requerimento solicitando uma análise de engenharia ao Cetran para fazer uma vistoria em toda a área no âmbito do município, tanto nas rodovias estaduais quanto nas vias municipais, apontando a eficácia da sinalização instalada naquele trecho”, informou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro.

Foto: Ryu Rodrigues

“Estamos aqui para dar todo o suporte junto com os nossos conselheiros e a Polícia Rodoviária Federal para que não só o município de São Pedro da Aldeia, mas todos os municípios implantem as estatísticas de trânsito. Os números são importantes para sabermos onde evitar acidentes e qual ação de prevenção pode ser adotada para melhorar a vida na cidade”, complementou o vice-presidente Leonardo Pastana.

De acordo com o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a ideia é formular um projeto de ação piloto para servir de referência aos demais municípios da região. “É muito bom quando encontramos pessoas que querem somar e ajudar o nosso município, principalmente porque quando falamos em trânsito, estamos falando de vidas. Estamos à disposição para trabalhar em conjunto”, disse Eron.