Nossas Praias

Nossas praias, com águas tranquilas e cristalinas, são o ambiente perfeito para você e sua família desfrutarem de bons momentos de lazer e em segurança. A Lagoa de Araruama, maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo, é o cenário da pesca artesanal, dos esportes náuticos e do lazer familiar. A beleza da nossa orla é um caso à parte, certamente você vai se apaixonar.

A atividade pesqueira, que gera renda para muitas famílias da nossa cidade, proporciona uma rica experiência de turismo comunitário caiçara. Nosso espelho d’água proporciona excelentes raias para a prática de esportes náuticos. O nosso pôr do sol é sempre um espetáculo e estará entre as suas melhores fotos.

A praia mais central da cidade é um convite ao lazer, mas não estamos falando apenas do calçadão da orla, que diariamente é o cenário de caminhadas e pedaladas de moradores e visitantes. Na área da praça Hermógenes Freire da Costa, que conta com bancos e mesas permanentes, há pista de skate, anfiteatro e parquinho para as crianças. Neste ponto, há uma unidade da Academia Popular, onde, após inscrição, pode-se praticar exercícios regularmente, sob orientação de profissional de Educação Física. O píer da Praia de São Pedro é o ponto perfeito para você apreciar o belíssimo pôr do sol de São Pedro da Aldeia. À noite, sobretudo no verão, o local é o point onde os jovens e as famílias se encontram.

Próxima ao centro da cidade, a Pitória possui uma charmosa orla, ideal para você e sua família. Se chegar cedo, uma enorme figueira proporciona sombra para o dia inteiro. No canto esquerdo da praia, redes e barcos ancorados apontam que o local é um reduto da pesca artesanal aldeense. O cenário da Praia da Pitória, com os barcos de pesca, areias claras e águas cristalinas, rende lindas fotos.

Sempre muito frequentada, a Praia do Sol é a nossa praia mais arborizada. Dispõe de muitos quiosques e você pode escolher um para aproveitar deliciosos pratos de fruto do mar com aquele som ao vivo.

Sol, sombra, pedalinhos e areias brancas, a Praia do Sudoeste é a nossa praia mais frequentada. Ao longo da sua orla, bastante extensa, temos pousadas, restaurantes e quiosques, onde você pode desfrutar aquele pastel de camarão.

Próximo das badaladas praias do Sudoeste e do Sol, está a charmosa Praia da Ponta da Areia. No seu principal acesso está a famosa “figueira caída”, árvore centenária participante da história aldeense. A Ponta da Areia oferece áreas gramadas, píer, pracinha e parquinho, além de opções para A&B e hospedagem.

Esta praia não costuma ser muito frequentada, uma vez que não possui acesso para automóveis. Todavia, este fato a torna ainda mais charmosa, pois, além de guardar exuberante beleza, também conserva uma aura de exclusividade para seus frequentadores. A Ponta dos Cardeiros, formação geográfica que batiza a praia, é ladeada por um costão rochoso, onde predomina uma vegetação composta por bromélias, aroeiras e, sobretudo, cactos, entre eles, o mandacaru. Tem até uma trilha para caminhada lá, onde podem ser observados pássaros que não são facilmente avistados em outros locais. Uma de suas formações rochosas é conhecida como Gruta de Maria Faustina, local, inclusive, envolto em uma das tantas lendas aldeenses. E a Praia dos Cardeiros ainda tem uma areia branca que combina perfeitamente com a cristalinidade das suas águas. O acesso a este paraíso se dá por uma curta caminhada ou por barco.

A Baleia, sub-bairro do Bairro Boqueirão, onde também fica a Praia do Sudoeste, é um reduto de pescadores artesanais. Sua orla, além de apresentar uma lindíssima paisagem cênica provocada pela presença dos barcos de pesca, oferece excelentes opções para uma refeição de frutos do mar. A Praia da Baleia fica quase no extremo da península do município, entre as praias da Ponta da Areia e dos Cardeiros.

Na outra ponta da Orla Atlântica, e no final do calçadão que inicia no centro da cidade, está a Praia da Tereza, mais reservada. Possui uma linda pracinha, além de um píer para você não perder aquele pôr do sol instagramável.

Muito arborizada e com extensa faixa de areia, a Praia do Balneário conta com quiosques e pousadas, sendo um excelente local para o lazer familiar.

Mais reservada, a Praia da Salina guarda um pequeno paraíso e ainda é desconhecida por muitos. É ali que fica a Ilha o Boi, cujo cenário enche os olhos de quem a avista.

Situada em um dos limites do município de São Pedro da Aldeia, está a Praia Linda. Em sua extensa faixa de areia, ela oferta seus visitantes com diversos quiosques, além de opções para hospedagem.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui