Nota Técnica SASDH – Benefícios Eventuais

Considerando que a Política de Assistência Social tem por premissa o atendimento a quem dela necessitar, sendo responsável pela garantia de direitos do cidadão, dentre os quais, o provimento de benefícios eventuais.

Considerando que os Benefícios Eventuais são um tipo de proteção social que se caracteriza por sua oferta de natureza temporária para prevenir e enfrentar situações provisórias de vulnerabilidade decorrentes ou agravadas por nascimentos, mortes, vulnerabilidades temporárias e calamidades.

Considerando que a situação de calamidade pública é o reconhecimento pelo poder público de eventos anormais, advindos de baixas ou altas temperaturas, tempestades, enchentes, inversão térmica, desabamentos, incêndios, epidemias, causando sérios danos a comunidade afetada, inclusive a segurança ou a vida de seus integrantes, e outras situações de calamidade.

Considerando os atuais desdobramentos sociais ocasionados pela pandemia internacional da COVID-19, que vem ocasionando um aumento significativo nas demandas por serviços socioassistenciais, e consequentemente uma maior procura por benefícios eventuais de combate a insegurança alimentar.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município de São Pedro da Aldeia, sendo o órgão responsável pela execução dos benefícios eventuais, efetivou os procedimentos necessários a concessão e operacionalização dos benefícios.

Para a aquisição do Benefício Eventual de insegurança alimentar foram realizados cadastros sociais das famílias na sede da Secretaria de Assistência Social e nos Centros de Referência de Assistência social – CRAS.

A entrega deste benefício vem sendo realizada nos CRAS, acompanhando a ordem de cadastramento e dos critérios de elegibilidade. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira de 8:30 às 14h para demanda espontânea e a partir das 14h para atividades internas e atendimentos agendados.

A entrega da cesta básica é feita com agendamento prévio, via contato telefônico do técnico à família para retirada no equipamento, e também, através de visita domiciliar nos casos de idosos, de pessoas com deficiência ou usuários que apresentem dificuldades de acesso ao local. Todas as ações são realizadas respeitando as orientações de prevenção de contaminação à COVID19.

Diante do exposto, vimos informar a todos que não realizaram o cadastro social para aquisição do benefício que se dirijam ao CRAS de sua localidade.

EQUIPAMENTOS SASDH

CRAS ALECRIM (Catarina Machado da Silva Borges)

Coordenadora: Andrea Maria de Souza Cerbino

Endereço: Rua Alfazema, n° 05 – Alecrim

E-mail: crasalecrimspa@gmail.com

Área de abrangência: Alecrim, Porto do Carro, Parque Arruda, Recanto das Orquídeas, Pau Ferro (depende do CEP).

CRAS BALNEÁRIO (Carlota Pereira dos Santos)

Coordenadora: Samira Sales

Endereço: Rua Nicanor Pereira dos Santos, S/N° – Balneário

E-mail: crasbalneariodasconchas@gmail.com

Área de abrangência: Balneário das Conchas, Balneário São Pedro I e II, Parque Dois Meninos, Praia Linda, Jardim Arco Íris.

CRAS MORRO DO MILAGRE (Antônio Paulino de Souza)

Coordenadora: Isabel Cristina de C. Belizário

Endereço: Rua Iracy dos Santos, n° 07 – Morro do Milagre

E-mail: crasmorrodomilagrespa@gmail.com

Área de abrangência: Boa Vista, Fluminense, Morro do Milagre, São José, Jardim Soledade, Base Aero Naval, Estação, Retiro, Bela Vista.

CRAS PORTO (Palmiro Gomes)

Coordenadora: Valéria da Silva Santos

Endereço: Av. Saputiaba, n° 51 – Porto da Aldeia

E-mail: crasportodaaldeiaspa@gmail.com

Área de abrangência: Porto da Aldeia, Mossoró, Poço Fundo, Baleia, Camerum, Boqueirão, Centro, Nova São Pedro.

CRAS RUA DO FOGO (Gelson Pinheiro)

Coordenadora: Thaynara Sant’Ana Dayrell

Endereço: Rua Projetada C, Lote 11 – Quadra D – Loteamento Flamboyant – Rua do Fogo

E-mail: crasruadofogospa@gmail.com

Área de abrangência: Jardim Morada da Aldeia, Rua do Fogo, Santo Antônio, São Matheus, Botafogo, Jardim das Acácias, Três Vendas, Sapeatiba Mirim, Recanto do Sol, Cruz, Pau Rachado, Sergeira, Itaí, Flexeira.

CRAS (Aníbal Martins Ferreira)

Coordenadora: Petrissiane Herdy Pereira –

Endereço: Rua Timóteo Duarte, 165 A, Q3, L12 – Parque Estoril

E-mail: crassaojoaospa@gmail.com

Área de abrangência: Parque Estoril, Ponta do Ambrósio, Baixo Grande, Campo Redondo, Vinhateiro, Jardim Primavera, Colinas, São João, Pau Ferro (depende do CEP).