Prefeitura de São Pedro da Aldeia realiza evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizará na próxima segunda (5) e terça-feira (6) uma série de atividades como plantio de mudas, palestras, oficina de reciclagem com pneus e trilha interpretativa. O evento é uma realização da secretaria e Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento com apoio das secretarias municipais de Educação e Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

Nesta segunda-feira (5), a programação começa às 9h com a apresentação da nova sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa,  Pesca e Saneamento. Em seguida, às 10h, haverá o plantio de mudas nativas no bairro Nova São Pedro, nas ruas próximas à secretaria em direção ao Teatro Municipal.

Já na parte da tarde, as atividades serão realizadas no Horto Escola Artesanal, às margens da Rodovia RJ-106, no bairro Balneário. A programação reinicia às 13h com a oficina de reciclagem com pneus (pneumania). Em seguida, às 14h, será realizada a palestra “São Pedro, 400 anos”. Dando prosseguimento ao evento, às 15h, haverá a apresentação da palestra “Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense. Logo depois, às 15h30, haverá a explanação sobre o tema “O trabalho da Guarda Ambiental Municipal de São Pedro da Aldeia” e, às 16h, mais uma palestra sobre “O Parque Estadual da Costa do Sol e o Trabalho dos Guarda-Parques”.

E, finalizando a programação, na terça-feira (6), a partir das 8h, será realizada uma trilha falando sobre a história e características da Serra de Sapiatiba, que é uma das poucas áreas de preservação da região, tornando Área de Proteção Ambiental – APA – por meio do Decreto nº 15.136, de 20/07/1990, sob tutela do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sendo parte integrante da Parque Estadual da Costa do Sol (Pecs). Para esse evento, as vagas são limitadas, aproximadamente 50, e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: sealp@pmspa.rj.gov.br.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho, em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.  Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a Conferência representou, não podemos afirmar, no entanto, que todos os problemas foram resolvidos.