Oficina de Aroeira é destaque na Semana do Agricultor

A Semana do Agricultor Familiar de São Pedro da Aldeia continua movimentando o Horto Escola Artesanal. O destaque da programação desta quarta-feira (31) foi a Oficina de Aroeira, conduzida pela instrutora Eli Arlete Magalhães, que preparou diversas receitas culinárias com a pimenta rosa. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; a programação continua nesta quinta-feira (01), das 9h às 12h, com a Oficina de Aipim.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário da pasta, Dimas Tadeu, falou sobre o sucesso da programação. “Todo mundo que vai à Oficina de Aroeira vê que é, realmente, uma novidade, por ser um produto que a gente já tem aqui, conhece há muito tempo e nunca percebeu a potencialidade dele. Nós, aldeenses, precisamos nos apropriar daquilo que temos e que já é reconhecido mundialmente. A facilidade de operar a aroeira e a possibilidade tanto da condimentação para doce ou salgado, sem sombra de dúvidas, é o que mais surpreende a todos”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

Durante a oficina, os participantes aprenderam a utilizar a aroeira como tempero, valorizando ainda mais o sabor do alimento. A instrutora Eli Arlete Magalhães ensinou a preparar biscoitos, a fazer patê e a temperar filé de frango com a pimenta rosa, como é mundialmente conhecida. Para a degustação, também foram levados bolo e torradas. “Durante as receitas, você pode utilizar várias ferramentas, que são as especiarias, e a aroeira é um condimento como qualquer outra pimenta”, comentou a instrutora Eli.

Foto: Renato Fulgoni

Após o encontro, os participantes receberam um certificado com carga horária de 3 horas. Quem acompanhou a oficina e anotou cada detalhe das receitas foi Ana Lúcia de Paula, moradora de São Pedro da Aldeia. “Fiquei sabendo do curso através de uma amiga e decidi participar. Essa é uma ótima iniciativa; esse tipo de incentivo é muito bom e precisa ter continuidade”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

A Semana do Agricultor Familiar é realizada anualmente, na última semana do mês de julho, e promovida em alusão ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. Um dos destaques da programação em 2019 será o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas nativas sem ferrão. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Foto: Renato Fulgoni

Confira a programação de oficinas gratuitas:

  • Quinta-feira (01/08):

9h às 12h – Oficina do Aipim

  • Sexta-feira (02/08):

9h às 12h – Início do curso de Meliponicultura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Categorias
Fechar Acessibilidade