Alunos do Retiro realizam prova prática da Olimpíada Brasileira de Cartografia

Os alunos da Escola Municipalizada Retiro, localizada no bairro de mesmo nome, representantes do município de São Pedro da Aldeia na III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), finalizaram a prova da fase I da segunda etapa da competição, com a criação do mapa tátil e croqui do entorno da unidade escolar. O resultado da prova prática será divulgado nesta segunda-feira (05). Caso sejam classificados, os estudantes disputarão a semifinal da Olimpíada.  Participam da OBRAC os estudantes do 9º ano Geovanna de Souza, Laís Cardoso, Ana Lívia Fernandes e Ítalo Victor Silva.

Foto: Lílian Souza

Os critérios de avaliação da prova são o vídeo que comprova a autoria do trabalho, relato, execução técnica do produto, criatividade, funcionalidade, abordagem e perspectiva multissensorial, aspectos técnicos como legenda, título, escala, indicação do norte, informações em braile, alto relevo e complexidade.

Foto: Lílian Souza

O professor de Geografia, Ubirajara Ramos, explicou a etapa. “O objetivo dessa fase foi trabalhar a questão da escola inclusiva, abordando a percepção da condição de mobilidade das pessoas com baixa visão ou cegos. Foi importante para que os alunos percebessem a dificuldade que as pessoas que não enxergam têm de se locomover. Fizemos todo o trajeto da escola, depois o croqui e o mapa. As legendas foram feitas em braile. O contato com a professora Heloíza de Araújo, que é deficiente visual, ajudou muito na execução do trabalho”, disse.

Foto: Divulgação | SEMED

A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes pública e privada. A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço, além de ser uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.

Foto: Divulgação | SEMED