Usuários do CAPS de São Pedro da Aldeia participam de Festa Junina

Os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de São Pedro da Aldeia tiveram uma tarde animada. Fechando o mês de julho, o Programa Municipal de Saúde Mental promoveu uma festa junina na sede da unidade, reunindo a equipe técnica, os usuários e familiares. A secretária de Saúde, Francislene Casemiro, esteve presente no CAPS. Primeiro dispositivo da Baixada Litorânea, o CAPS aldeense visa acolher pacientes com transtornos mentais graves e persistentes de forma intensiva ou em situações de crise psiquiátrica.

Foto: Jefferson Viana

“Para São Pedro da Aldeia é um ganho quando existe essa integração entre o usuário e o profissional. O processo de humanização tem sido fortalecido dentro do Centro de Atenção Psicossocial, é importante que não apareça só o usuário, mas que o familiar também participe. O paciente que possui um transtorno e precisa do nosso tratamento e acompanhamento não pode ser tratado sozinho, mas também a família desse usuário. Parabenizo o coordenador João Luiz pela iniciativa, o trabalho dele tem sido de grande excelência para o município e para a gestão”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

A programação esbanjou alegria, os usuários aproveitaram uma mesa de comidas típicas e participaram de brincadeiras e músicas com todo o grupo. O coordenador do CAPS, João Luiz, falou sobre a importância dessas atividades.

“Um evento como esse, além de ser um momento de descontração e lazer, serve também como estratégia para a reinserção psicossocial e produção de vínculo, a partir das experiências vivenciadas no acompanhamento diário no dispositivo. Além de permitir o enlaçamento do sujeito ao meio social, através da construção do vínculo permite a desmistificação do paciente em sofrimento psíquico. Enquanto dispositivo, trabalhamos fortemente no processo de desconstrução da loucura enquanto sinônimo de periculosidade. Todos brincaram e se divertiram como qualquer outro cidadão”, disse.