Oficina de Aroeira é destaque na Semana do Agricultor

A Semana do Agricultor Familiar de São Pedro da Aldeia continua movimentando o Horto Escola Artesanal. O destaque da programação desta quarta-feira (31) foi a Oficina de Aroeira, conduzida pela instrutora Eli Arlete Magalhães, que preparou diversas receitas culinárias com a pimenta rosa. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; a programação continua nesta quinta-feira (01), das 9h às 12h, com a Oficina de Aipim.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário da pasta, Dimas Tadeu, falou sobre o sucesso da programação. “Todo mundo que vai à Oficina de Aroeira vê que é, realmente, uma novidade, por ser um produto que a gente já tem aqui, conhece há muito tempo e nunca percebeu a potencialidade dele. Nós, aldeenses, precisamos nos apropriar daquilo que temos e que já é reconhecido mundialmente. A facilidade de operar a aroeira e a possibilidade tanto da condimentação para doce ou salgado, sem sombra de dúvidas, é o que mais surpreende a todos”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

Durante a oficina, os participantes aprenderam a utilizar a aroeira como tempero, valorizando ainda mais o sabor do alimento. A instrutora Eli Arlete Magalhães ensinou a preparar biscoitos, a fazer patê e a temperar filé de frango com a pimenta rosa, como é mundialmente conhecida. Para a degustação, também foram levados bolo e torradas. “Durante as receitas, você pode utilizar várias ferramentas, que são as especiarias, e a aroeira é um condimento como qualquer outra pimenta”, comentou a instrutora Eli.

Foto: Renato Fulgoni

Após o encontro, os participantes receberam um certificado com carga horária de 3 horas. Quem acompanhou a oficina e anotou cada detalhe das receitas foi Ana Lúcia de Paula, moradora de São Pedro da Aldeia. “Fiquei sabendo do curso através de uma amiga e decidi participar. Essa é uma ótima iniciativa; esse tipo de incentivo é muito bom e precisa ter continuidade”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

A Semana do Agricultor Familiar é realizada anualmente, na última semana do mês de julho, e promovida em alusão ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. Um dos destaques da programação em 2019 será o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas nativas sem ferrão. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Foto: Renato Fulgoni

Confira a programação de oficinas gratuitas:

• Quinta-feira (01/08):

9h às 12h – Oficina do Aipim