Search

PAISMCA abre aos sábados na campanha aldeense do Outubro Rosa

Unidade de saúde oferecerá coletas de preventivo e solicitação de mamografia

Visando a prevenção ao Câncer de Mama e Câncer de Colo do Útero, focos da campanha mundial Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia vai abrir a sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) nos sábados (10), (17) e (24) do mês de outubro, ofertando coleta de preventivo, consultas de enfermagem e solicitação de mamografia para as aldeenses. A unidade estará aberta das 8h às 12h, os serviços serão marcados no número 2627-6119 das 8h30 às 16h.. A marcação por telefone visa evitar a aglomeração no local, em virtude da pandemia do coronavírus.

A Ação

A partir do dia 10 de outubro, os sábados do mês serão voltados às ações preventivas da saúde da mulher. Com o objetivo de captar e atender o maior número possível de mulheres, as aldeenses a partir de 25 anos poderão colher o preventivo. Já para a mamografia, a solicitação do exame poderá ser prescrita para mulheres acima de 40 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. No último sábado do mês, dia 31 de outubro, será a vez de todas as unidades de saúde estarem de portas abertas para a população, ofertando os mesmos serviços. É necessário a apresentação de documentos de identificação e cartão do SUS.

Para a secretária de Saúde, Francislene Casemiro, o momento chama ainda mais a atenção da população para o autocuidado.

“Nosso objetivo é captar o máximo de mulheres possível nessa campanha, aumentando os índices aldeenses de mamografia e coletas de preventivo, e por consequência ampliar a prevenção à saúde. Anualmente esse mês é voltado para o alerta da necessidade do cuidado com a saúde da mulher, é importante que a população se conscientize e compareça”, convida a secretária de Saúde.

Outubro Rosa

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, disseminando informações sobre fatores protetores e detecção do câncer de mama de forma precoce.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui