Palestra capacita aldeenses para o mercado de trabalho

Mais de 20 moradores de São Pedro da Aldeia, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), se capacitaram na área de tecnologia e mercado de trabalho, buscando aproveitar as novas oportunidades ofertadas na cidade com a chegada das grandes empresas. Os participantes do encontro, realizado na quarta-feira (04), na Unopar, também puderam conhecer as ferramentas de incentivo ao microempreendedor individual (MEI) disponibilizadas pela Prefeitura aldeense.

Público formado por inscritos no CadÚnico, com idade entre 14 e 59 anos
Foto: Jefferson Viana

Desempregada e com um filho de apenas um ano de idade, Kelly Guimarães esteve entre os presentes e contou que já visualiza novos caminhos no mercado de trabalho após a participação no encontro. “Gosto muito de trabalhar por conta própria, mas não conhecia os benefícios do MEI; descobri que eu poderia ter recebido uma licença maternidade, por exemplo, o que não aconteceu. A experiência foi ótima e vai abrir minha mente para o futuro, já tenho até alguns planos”, compartilhou animada.

Kelly Guimarães recebe certificado de participação das mãos do palestrante Rafael Zeca
Foto: Jefferson Viana

A secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá, falou sobre a importância de promover esses encontros. “Sabemos que, se alguém não der a primeira oportunidade, é muito difícil ter experiência, então nós temos que acreditar e confiar, mas também temos que nos capacitar”, destacou Olívia, que participou da capacitação ao lado da secretária da pasta, Ester Marques.

Secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá conversa com os participantes
Foto: Jefferson Viana

A palestra, conduzida pelos agentes de Desenvolvimento Econômico do município, Paulo Jorge dos Santos e Rafael Zeca, foi dividida em dois momentos. Na primeira parte, os inscritos acompanharam uma palestra motivacional, receberam dicas sobre a elaboração de currículos, conheceram os polos de empresas existentes na cidade e o espaço que está em planejamento, no bairro Retiro, além de contextualizarem o desenvolvimento de São Pedro da Aldeia.

Participantes avaliam a iniciativa
Foto: Jefferson Viana

O segundo momento enfatizou a parte prática, apresentando as ferramentas que a Prefeitura oferece para todos que queiram empreender na cidade. O destaque foi a Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Administração Pública; também foram apresentadas as novas oportunidades, os benefícios e direitos do microempreendedor individual.

Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques entrega certificado aos palestrantes, Paulo Jorge dos Santos e Rafael Zeca
Foto: Jefferson Viana

E foi justamente essa parte que chamou a atenção de Mellory Chaffin, de 17 anos de idade. “Eu não sabia que o MEI tinha essa proporção toda, ainda mais para mim, que sou cabeleireira e manicure. Essa capacitação vai impactar o meu posicionamento no mercado de trabalho de todas as formas, São Pedro da Aldeia está crescendo muito rápido e é muito bom ver nossa cidade assim, é bom para toda a população”, afirmou.

Mellory Chaffin recebe certificado de participação das mãos da secretária Ester Marques
Foto: Jefferson Viana

A iniciativa visa promover capacitações inerentes ao mercado de trabalho e é voltada a pessoas inscritas no CadÚnico, com idade entre 14 e 59 anos. Para isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos aderiu ao Programa ACESSUAS Trabalho, do Ministério da Cidadania. A previsão é de que sejam promovidos mais dois encontros durante o mês de março sobre a temática.