Palestras sobre empreendedorismo movimentam “Semana da Diversidade em Ação”

A “Semana da Diversidade em Ação”, realizada no Horto Escola Artesanal de São Pedro da Aldeia, promoveu nesta quinta-feira (30) duas palestras sobre empreendedorismo, nos turnos da manhã e tarde. Os encontros foram ministrados pelo secretário de Fazenda, Ronny Cardoso, o diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, e o chefe da Sala do Empreendedor, Gustavo Amoêdo. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. Gratuita, a programação será encerrada nesta sexta-feira (31) com palestras sobre noções de primeiros socorros.

O secretário de Fazenda, Ronny Cardoso, abriu a programação com a primeira palestra do dia, que abordou o tema “Microempreendedor Individual (MEI) – Um Novo Horizonte”. Foram prestadas informações sobre a formalização do MEI, o comportamento empreendedor e os instrumentos em prol da atividade, como a Sala do Empreendedor, entre outros.

“Nós realizamos esse trabalho buscando orientar a pessoa no sentido do espírito empreendedor e também auxiliando, a partir daí, como ela irá se formalizar dentro dessa atividade. É uma orientação sobre formalização e mudança de comportamento; existem vários facilitadores dentro da Lei para que essa pessoa seja um microempreendedor individual”, explicou o secretário Ronny Cardoso.

Em seguida, foi a vez do diretor de Desenvolvimento Econômico, Paulo Jorge dos Santos, ministrar a palestra motivacional “Soltando as Amarras”. A apresentação teve início com uma breve explicação sobre o “Mito da Caverna”, uma metáfora criada pelo filósofo Platão, que tenta explicar a condição de ignorância em que vivem os seres humanos.

Na oportunidade, também foram abordadas questões como reconhecimento e aproveitamento de oportunidades, qualificação, trabalho em equipe e medos relacionados ao mercado de trabalho, entre outros. “Essa política de desenvolvimento econômico é algo que deve ser plantado na cabeça dos jovens. Temos esse trabalho de falar em repartições e escolas, levando o comportamento empreendedor para os participantes”, comentou o diretor Paulo Jorge dos Santos.

Moradora do bairro Balneário, Gisele Ferreira participou das palestras em busca de conhecimentos que ajudassem a irmã dela, que é comerciante. “Eu também já fui comerciante e passei por uma dificuldade muito grande no passado, sem nenhuma instrução; vejo essa iniciativa da Prefeitura como portas abertas e vou aproveitar tudo o que for gratuito, participando de todos os dias de evento”, afirmou.

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia encerra a “Semana da Diversidade em Ação” nesta sexta-feira (31), com palestras sobre noções básicas em primeiros socorros, que serão ministradas em dois horários, 9h30 e 14h30. O Horto Escola Artesanal está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.