Plataforma de ensino aldeense contabiliza mais de seis mil cadastros em 30 dias

A plataforma tecnológica de ensino da Prefeitura de São Pedro da Aldeia contabilizou, nos últimos 30 dias, 6.166 usuários cadastrados. A plataforma entrou no ar em 17 abril, mas desde o dia 1º de junho, a participação somente é permitida após a realização de cadastro, com acesso por meio de login e senha.

A restrição de acesso à plataforma foi iniciada após o parecer do Conselho Municipal de Educação (CME), que regulamenta as atividades não presenciais como complementação de carga horária no período de suspensão emergencial de aulas em virtude da pandemia do COVID-19.

O cadastro permite à Secretaria Municipal de Educação quantificar e identificar os acessos realizados por visitantes, servidores e alunos da rede municipal de ensino. As estatísticas são importantes para a contabilização da carga horária para o ano letivo de 2020.

Até o momento, a plataforma, que tem atualização semanal, sempre às quartas-feiras, conta 4.644 alunos, 1.231 servidores e 291 visitantes. Desses visitantes, o maior público pertence ao município aldeense, seguido de Cabo Frio.

O acesso para visitantes foi inserido após solicitações via e-mail de pessoas que não participam da Rede Municipal e acessavam de forma constante para a busca de material para trabalho e estudos em casa, tendo em vista que muitas instituições não estão fornecendo conteúdo didático durante a pandemia.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar é bem simples. Basta ter um e-mail próprio e possuir informações básicas sobre o aluno ou servidor que irá acessar, como nome completo, escola de origem, ano e segmento. O responsável que possuir mais de um aluno matriculado na Rede, precisará de apenas um e-mail de acesso, onde adicionará todos os alunos de sua responsabilidade que necessitam acessar a plataforma.

Já o visitante, precisará apenas do e-mail, nome e cidade de origem. O cadastro ocorre de maneira intuitiva e prática.

Após o cadastramento, o usuário poderá entrar quantas vezes forem necessárias para ter acesso às atividades e ao gabarito, que agora possui uma página própria. Anteriormente, o gabarito ficava ao lado da atividade.

Como acessar o gabarito?

Uma atualização recente na plataforma foi a alteração do local onde fica o gabarito das atividades. Agora, o usuário achará o gabarito após clicar no segmento e ano desejado. Lá, constará uma página própria dos gabaritos de todas as disciplinas referentes ao ano acessado.

Outras formas de contabilização de carga horária

Ciente de que uma parcela de alunos da rede municipal tem dificuldade de acesso à internet, a Secretaria de Educação está providenciando a montagem de uma mini gráfica para a impressão das atividades, que deverá entrar em funcionamento ainda neste mês de julho.

No começo da pandemia, foi feita uma pesquisa através de um formulário de realidade tecnológica dos alunos da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia e constatou-se que grande parte tinha dificuldade de acesso e impressão do material que seria publicado na plataforma de ensino.

Após a autorização do Conselho Municipal para a contabilização de carga horária através de atividades não presenciais, a Secretaria de Educação prontamente colocou em execução o projeto da mini gráfica. Vale ressaltar que, todas as 42 escolas do município irão passar por um protocolo de higienização na entrega e recebimento de material aos alunos e responsáveis.